publicado a: 2015-10-29

Correio do leitor - 28 outubro

Hoje respondemos à primeira questão de um dos nossos leitores, que não se identificou.


Questão: Gostava que me esclarecesse a vantagem das sementes biológicas em relação às que se vendem em embalagens normais. Obrigado.


Este tipo de sementes é aquele que está autorizado para o modo de produção biológica. As outras poderão ser utilizadas apenas em agricultura convencional.

Segundo o regulamento (CE) Nº 834/2007 do conselho, de 28 de Junho de 2007, ”Em agricultura biológica, para a obtenção de produtos que não sejam sementes nem material de propagação vegetativa, só podem ser utilizados sementes e materiais de propagação vegetativa produzidos segundo métodos de produção biológica. Para tal, quer no caso das sementes, quer no caso do material de propagação vegetativa, as respectivas plantas-mãe devem ter sido produzidas segundo as regras estabelecidas no presente regulamento durante pelo menos uma geração ou, no caso de culturas perenes, dois ciclos vegetativos.”

As sementes biológicas deverão estar identificadas com o respetivo selo de certificação e todas as referências inerentes ao processo de certificação.


Todas as semanas selecionaremos uma ou mais questões para serem respondidas na nossa newsletter. Envie-nos as suas questões para o email suporte@agrozapp.pt

Comentários

  • Faça login para poder comentar.