publicado a: 2015-10-08

​Adubação foliar à queda da folha

As árvores de fruto mais comuns em Portugal (com excepção dos citrinos) são de folha caduca. Isto significa que se protegem de uma época mais fria, deixando cair as folhas num período definido de tempo. Este fenómeno é antecedido de um amarelecimento das folhas, em que a planta recolhe para o tronco e ramos, os nutrientes que aí estão armazenados, evitando o seu desperdício.

Os fruticultores podem aproveitar este processo, fazendo uma adubação foliar reforçada incluindo a quase totalidade de macro e micronutrientes (à excepção do cálcio que não passa por este processo). Uma vez que os pomares já foram colhidos, podem reforçar-se as concentrações dos adubos foliares na calda sem risco de fitotoxicidade sobre os frutos.

Contribui-se assim para que o próximo ano comece da melhor forma e sejam corrigidas eventuais carências nutritivas que limitem a produção do pomar.

Para pesquisar pelos adubos indicados, entre em app.agrozapp.pt, faça o login ou registe-se e digite "adubo foliar" no campo de pesquisa do separador Adubos / Fertilizantes. Pode ainda ajustar a pesquisa utilizando os filtros de pesquisa (à direita), selecionando por exemplo se pretende um produto autorizado em produção biológica, nutrientes ou fabricante/distribuidor.



Comentários