publicado a: 2016-08-03

As formigas descobriram a agricultura antes dos humanos

Um novo estudo do Instituto de Pesquisa Tropical Smithsonian (STRI, siglas em inglês ) revela que as formigas começaram a desenvolver a agricultura milhões de anos antes dos seres humanos.

O investigador associado do Smithsonian e professor de biologia na Universidade de Copenhaga, Jacobus Boomsma, e os seus colegas Sanne Nygaard e Guojie Zhang, chegaram a estas conclusões depois de estudar os genes de sete espécies de formigas que cultivam e os seus fungos associados, para entender como desenvolveram a associação, indica um relatório de STRI.

No estudo, os cientistas observaram que há 55 a 60 milhões de anos, as formigas da tribo Attini mudaram o seu estilo de vida de caçadoras-recoletoras, para a agricultura de subsistência, com o cultivo preferencial de fungos.

Os seres humanos, por outro lado, iniciaram a agricultura de subsistência há cerca de 10.000 anos atrás, progredindo para a agricultura industrializada apenas no século passado.

Segundo os investigadores, há cerca de 25 milhões de anos atrás, uma linhagem de formigas começou a cultivar pequenos bolbos que cresciam na decomposição de matéria lenhosa, muito rica em proteínas.

Estes alimentos, mais nutritivos, apoiavam colónias maiores, estimulando ainda mais o progresso na co-evolução formiga-fungo até que há 15 milhões de anos atrás surgiram as formigas cortadeiras de folhas (agricultura de subsistência).

As espécies de formigas cortadeiras cortam e plantam nas suas explorações subterrâneas diariamente, material vegetal fresco e verde, cultivando uma espécie de fungo totalmente domesticado, em escala industrial, que pode sustentar colónias com milhões de de formigas.

A formiga cortadeira encontrou uma maneira de cultivar à escala industrial um super-alimento único, para todos os fins, resistente a doenças, pragas e seca.

A investigação destaca também que a domesticação foi adoptada por ambas as linhagens de formigas.

Ao contrário dos seus antepassados e parentes silvestres do presente, o fungo da formiga cortadeira de hoje já não pode produzir as enzimas que digerem matéria vegetal lenhosa, por isso são dependente de folhas verdes trazidas pelas formigas.

“As formigas perderam muitos genes quando se comprometeram a cultivar fungos", disse Boomsma, destacando que os fungos aumentaram a probabilidade de sobrevivência das formigas. "Isso levou a uma cascata evolutiva de mudança, não igualada por qualquer outra linhagem de animais estudados até agora."


Fonte: La Estrella de Panamá

Comentários