publicado a: 2016-09-16

Estivemos na Agroglobal e falámos com...a Agromais

Na passada semana decorreu mais uma edição da Agroglobal e o Agrozapp esteve à conversa com Jorge Neves, o Diretor Geral da Agromais.


O que é a Agromais?

É uma organização de agricultores que nasceu há praticamente 30 anos, fundamentalmente para agregar e organizar a produção agrícola do norte do Vale do Tejo, estamos a falar de concelhos desde Abrantes até Almeirim e Santarém, e neste momento já com produção no Baixo Alentejo também.


Qual é a área de produção?

Começámos quase exclusivamente com milho, ainda hoje a Agromais é a maior organização de milho em Portugal, representa 1/3 da produção organizada de milho em Portugal. Posteriormente, já no início dos anos 90 percebemos que o apoio à produção de cereais na Europa sofreu algumas restrições, como tem vindo a sofrer ao longo destes quase 30 anos, portanto a Agromais começou a diversificar a sua produção agrícola. Hoje em dia, os agricultores associados à Agromais produzem desde batata e tomate para indústria, cebola para grande distribuição, alho, e também tudo o que é indústria de congelação: ervilhas, pimentos, bróculos, etc.


Porque é que escolheram vir à Agroglobal?

A grande marca da Agromais é a dinâmica e o inconformismo. Nós não somos de estar parados e a Agroglobal é um bom exemplo do que é o dinamismo na agricultura. E o que é acreditar que é possível organizar um evento com esta dimensão e esta dinâmica. O que é preciso é as pessoas acreditarem. Nós em Portugal temos muita falta de crença, mas os empresários, que acreditam que é possível fazer as coisas, conseguem fazê-las. Isto que aqui está é um exemplo de duas pessoas que acreditaram que era possível dinamizar um evento destes em Portugal e conseguiram fazê-lo.

Comentários