publicado a: 2016-09-13

Estivemos na Agroglobal e falámos com o nosso parceiro AgriPro

Na passada semana decorreu mais uma edição da Agroglobal e o Agrozapp esteve à conversa com os responsáveis de várias empresas.

Uma destas empresas foi o nosso parceiro AgriPro e conversámos com Rui Duarte, Diretor Executivo da AgriPro.


O que é o AgriPro?

Inicialmente, o AgriPro era um serviço de apoio ao Empresário Agrícola que existia em algumas Agrilojas. Posteriormente alargou-se o âmbito regional e, praticamente, as principais Lojas dispunham de Técnico de Campo. Desde Janeiro de 2015 que o AgriPro é uma empresa autónoma que pertence ao grupo Agrinda e que tem por objetivo e missão prestar assistência técnica agrícola especializada e consultoria aos Agricultores Profissionais, de todas as culturas agrícolas e nas áreas da pecuária e floresta, em todo o território nacional e na Ilha de S. Miguel.

Neste momento o AgriPro tem cerca de 12 técnicos que prestam assistência no terreno, distribuídos por todo o país. Cada Técnico tem uma zona geográfica de atuação, com o apoio logístico de uma ou mais Lojas e o apoio de back-office sediado no Cadaval através do Diretor Executivo e mais uma Equipa de 4 pessoas mais um Gestor Técnico-Comercial AgriPro.

Os Técnicos de Campo (Técnicos AgriPro), visitam o cliente antes da venda (pré-venda), por exemplo, há um cliente que quer instalar uma vinha, fala-se acerca dos postes metálicos, das plantas e das castas a instalar, da adubação de fundo a praticar, etc., dá-se aconselhamento em diversas áreas e propõem-se alternativas relacionadas com o próprio investimento. Como trabalhamos com uma panóplia muito diversificada de fornecedores, fazemos esse aconselhamento de uma forma integrada. Depois há a venda, é a nossa fonte de rendimento. Há também o acompanhamento das culturas em que nos deslocamos às explorações e não cobramos nada a não ser a margem com que os produtos e serviços são vendidos aos Clientes. Deslocamo-nos quando somos solicitados ou então por rotina. E depois há o serviço pós-venda, o preparar da próxima campanha, ver o que correu bem e menos bem na campanha anterior. Estamos assim presentes em todas as fases da vida dos nossos Clientes e não apenas quando é necessário vender os produtos e os serviços.

Os Técnicos andam todos os dias no terreno, temos praticamente o país todo coberto à exceção da zona norte e do Algarve e trabalhamos com todas as culturas, desde os pequenos frutos, ao milho ou ao tomate indústria, passando pelas hortícolas, olival, vinha, fruteiras e pastagens, para citar apenas as principais. Temos a vantagem de ter uma equipa jovem que está interligada e, embora estando em zonas geográficas diferentes, existe muita troca de experiências e de informações entre os vários Técnicos AgriPro. Quando alguém tem uma inovação ou descobre qualquer coisa que funcionou, por exemplo nos pequenos frutos, que é uma novidade, partilha com os outros técnicos. Existe uma grande partilha de informação entre os técnicos.

Trabalhamos com uma panóplia muito alargada de fornecedores, enquanto que alguns outros operadores do setor existentes no mercado têm acordos com certos fornecedores preferenciais, quase que às vezes, em regime de exclusividade em certas áreas. O AgriPro, à partida vende tudo, mas como é óbvio também temos preferências nalgumas situações. Para além disso temos algumas marcas representadas, outras em exclusividade e possuímos também marcas próprias.

Apostamos muito na proximidade, relacionamento e confiança com o Agricultor Profissional. Nós preferimos não vender, do que enganar as pessoas ou fazer uma grande venda hoje e não voltar a vender mais. As pessoas que andam no terreno têm a noção que é fundamental não enganar o cliente. Vale mais dizer que não têm a solução ideal para a necessidade específica do cliente (o que raramente acontece, pois normalmente há soluções alternativas para o Cliente decidir) do que depois arranjarmos problemas com as pessoas e perdermos o Cliente e todas as pessoas que se relacionem com esse Cliente, sempre no respeito pelo Homem, pelos Seres Vivos e pelo Meio Ambiente, sendo a Segurança em sentido lato uma das principais preocupações do AgriPro.

Queremos ser cada vez melhor tecnicamente e tomarmos as decisões comerciais mais acertadas e só criando valor acrescentado aos nossos Clientes é que vamos conseguir manter os mesmos e aumentar as vendas.


Em relação à Agroglobal, porque é que escolheram estar aqui?

A Agroglobal neste momento, a nível nacional, é o local por excelência onde o agricultor profissional contacta com as últimas novidades agrícolas e conhece as empresas que estão a operar no mercado. As pessoas que vêm aqui, vêm especificamente para falar de negócios e não para dar aquele passeio “de fim de semana”, como se vê em outras feiras de agricultura.

Esta é a nossa segunda participação e faz todo o sentido por duas razões: primeiro porque nós estamos diariamente junto do agricultor profissional e em segundo lugar, como estamos praticamente no país inteiro, e esta é já uma feira nacional e de todas as culturas, não estarmos presentes, além de ser esquisito, não se enquadrava na nossa estratégia. Faz todo o sentido estarmos presentes porque é um certame que é muito direcionado e temos um retorno importante.


A nível de retorno, o que esperam obter da vossa presença?

Tem havido muito contacto com clientes potenciais, logo aí já é importante a nossa participação. Depois estamos a ser visitados por muitas pessoas que já são nossos clientes e que, o facto de termos aqui um espaço que os acolhe, permite estreitar ainda mais os laços. O retorno começa logo aqui.

Também temos aqui os nossos fornecedores, que conversam connosco, veem a força dos agricultores que estão aqui. Temos os nossos concorrentes que muitas vezes também são nossos fornecedores. É vermos e sermos vistos, que também é importante. Claro que não é fácil medir, mas conseguimos perceber que realmente é um investimento bastante grande, não só em termos monetários, mas também em termos de pessoas porque temos aqui a equipa praticamente toda, todos os dias, mas vale a pena e é para repetir, como é óbvio. No final de tudo também gostamos de transmitir uma imagem real de que gostamos muito de receber as pessoas no nosso espaço.


Em relação ao agrozapp, porque é que escolheram ser nossos parceiros?

É simples, o agrozapp reflete uma inovação na forma como se apresenta, uma forma digital e para nós faz sentido estarmos presentes e a acompanharmos o que é o futuro da comunicação. Basta dizer que tudo o que não é digital, nem é no dia em que é publicado, mas uns dias antes, quando vai para as artes finais, já está desatualizado, enquanto que o agrozapp está sempre atualizado. Por exemplo, quando há pequenos erros de informação ou omissões de qualquer uma das partes, dá para corrigir logo e sem custos adicionais. Tem sempre notícias “frescas”, é muito alargado em termos de âmbito, toca em muitas áreas e notamos que é um parceiro que quando temos alguma coisa a transmitir, é uma forma fácil, rápida e que atinge um universo muito grande de clientes potenciais e de outros. Pelo facto de termos visibilidade no agrozapp até podemos ser contactados por fornecedores potenciais e não só clientes finais. Estamos a acompanhar a evolução tecnológica da informação e por isso é que aderimos, logo desde a primeira hora, ao agrozapp e é para intensificar.


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