publicado a: 2016-05-10

Programa Copérnico dará informações em tempo real sobre alterações climáticas

O programa europeu Copérnico de observação da Terra vai facultar, em tempo real, informações sobre aquecimento global, evolução da temperatura, nível do mar e extensão da camada de gelo ou salinidade do oceano, foi recentemente anunciado.

Citado pela agência EFE, o diretor do Centro Europeu de Previsão do Tempo a Médio Prazo (ECMWF na sigla em inglês), Juan Garcés, explicou que as informações em tempo real se apoiam em entre 20 e 30 variáveis.

Juan Garcés adiantou que esta base de dados relacionada com as alterações climáticas vai estar disponível no final do ano e vai permitir ao cidadão comparar dados de há um século, conhecer o presente e saber qual é a previsão para os próximos cem anos.

Parte dos dados vai ser facultada pelo satélite Sentinel-1B, que vai tirar fotografias de qualquer situação climática, de dia ou de noite, para estudar a superfície da Terra e dos oceanos.

O objetivo, segundo o diretor do ECMWF, é "facultar informação gratuitamente e de livre acesso e processá-la em produtos acessíveis" aos cidadãos, empresas ou instituições.

Garcés considerou que as previsões sobre as alterações climáticas proporcionadas pelo programa Copérnico podem revolucionar os setores da agricultura, dos transportes ou da gestão costeira.


Fonte: Diário Digital / Lusa

Comentários