publicado a: 2015-09-23

Top 5 ferramentas para combater a insegurança alimentar

À medida que a população aumenta e o desafio das alterações climática se intensifica, os agricultores terão novas ferramentas para acompanharem a crescente procura por alimentos. Aqui estão cinco maneiras que a ciência vai ajudar a enfrentar o desafio de trazer alimentos nutritivos e a preços acessíveis a todos.


Tolerância à seca

Nas últimas três décadas houve 470 catástrofes relacionadas com a seca em todo do mundo. A escassez de água continua a piorar, enquanto a necessidade de alimentos está a aumentar diariamente. A ciência está a desenvolver culturas OGM tolerantes à seca para ajudar os agricultores em todo o mundo a enfrentar este desafio. Estas culturas ajudam a proteger os rendimentos e a minimizar a perda de colheitas em épocas de seca grave, melhorando a segurança alimentar em climas secos e vulneráveis.


Mobilização mínima

Durante séculos, os agricultores lavravam o solo para remover infestantes antes da sementeira. Embora este tenha sido um método comum e eficaz durante gerações, pode levar à erosão e à perda de nutrientes essenciais do solo. Os avanços na biotecnologia das plantas e nos produtos de proteção das culturas têm permitindo aos agricultores de todo o mundo adotar a agricultura de conservação. Conhecida como mobilização mínima, esta abordagem deixa o solo sem mobilização, o que significa que os nutrientes superficiais podem ser melhor preservados. Isto resulta em culturas mais saudáveis e de maior rendimento, e ao mesmo tempo na proteção os solos e do meio ambiente.


Eficiencia na utilização de azoto

Nas últimas décadas, os fertilizantes azotados têm sido responsáveis por uma grande parte do aumento da produção e produtividade das culturas em todo o mundo. No entanto, a maioria das plantas só podem absorver uma parte do azoto presente no solo, deixando nutrientes benéficos por utilizar. A ciência das plantas está a desenvolver características biotécnicas que usam o azoto de forma mais eficiente, permitindo que os agricultores cultivem mais alimentos sem incluir mais terra ou investir mais dinheiro em fertilizantes caros. O uso eficiente de azoto nas culturas pode trazer um grande impacto em todo o mundo como tem sido demonstrado em ensaios de investigação em que o rendimento da cultura pode aumentar até 15%.


Proteção das culturas

A pressão dos insetos, doenças e infestantes são uma das maiores ameaças à nossa alimentação porque competem com as culturas pelos nutrientes essenciais e roubam-lhes a produtividade e qualidade. Os agricultores confiam nos produtos de proteção das culturas para evitar que estas pragas e doenças danifiquem as suas colheitas e limitem as suas colheitas. No entanto, à medida que os impactos das alterações climáticas crescem, essa pressão das pragas vai aumentando - fazer uma utilização eficaz dos produtos de protecção das culturas é mais importante do que nunca.


Micronutrientes

Abordar a segurança alimentar implica mais do que quantidade - é preciso qualidade também. Pelo menos metade das 10,9 milhões de mortes de crianças por ano poderia ser evitada através de uma melhor nutrição. Os cientistas têm desenvolvido uma série de novas culturas bio-fortificadas para melhorar alimentos básicos com vitaminas e outros nutrientes adicionais.


Fonte: CropLife

Comentários