publicado a: 2014-07-24

Agrozapp presente no encontro de empresas com o tema Agro-Tecnologias

No passado dia 22 de julho a Impactwave, empresa que desenvolveu o agrozapp, esteve presente no encontro de empresas com o tema Agro-Tecnologias que se realizou no Parque Tecnológico de Óbidos.

Neste encontro, que teve como objetivo a partilha de informação sobre inovações tecnológicas para o setor agrícola estiveram presentes produtores, associações, técnicos de campo e ainda o presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Humberto Marques, entre outras entidades ligadas ao setor agrícola.

A Impactwave apresentou dois dos seus projetos, o Agrozapp, que já se encontra a funcionar em pleno e o Agrodynamics, que está em desenvolvimento.



O Agrozapp é um sistema de pesquisa de informação sobre fatores de produção para a agricultura.

Trata-se de uma aplicação gratuita, multiplataforma, que permite pesquisar todos os fitofarmacêuticos homologados e adubos/fertilizantes comercializados em Portugal. Mais recentemente foi introduzida uma secção dedicada a produtos para a agricultura biológica.


O Agrodynamics é um sistema de recolha, tratamento e análise de dados meteorológicos para apoio à tomada de decisão no setor agrícola.

O sistema tem como base um módulo inteligente de recolha de dados com sensores acoplados que permite transpor as barreiras existentes nas atuais formas de medição. Neste seguimento, o processo de recolha de dados foi reinventado através da construção de novos sensores inovadores, mais eficientes energeticamente, de baixo custo e manutenção, com uma pegada de carbono reduzida.

Toda a informação recolhida é trabalhada através de algoritmos e sistemas de Big Data de forma a facultar aos agentes agrícolas soluções de Business Intelligence e Decision Support Systems, que permitem uma monitorização adequada das culturas, com modelos de análise de risco, favorecendo a diminuição do uso de produtos fitofarmacêuticos e fertilizantes e a gestão otimizada recursos hídricos, de forma a garantir vantagens competitivas, uma maior sustentabilidade e o aumento do potencial produtivo.

Comentários