publicado a: 2017-10-09

Até quando vai durar este outubro de verão? Pelo menos mais uma semana

Diz a sabedoria popular que “outubro quente traz o diabo no ventre”, mas para os banhistas fora de época o tempo quente veio a calhar — e pelo menos mais uma semana de praia (para quem pode) espera os portugueses. Segundo declarações do IPMA ao Observador, “tudo aponta para que esta semana se irá manter este tempo quente e seco”.

“As temperaturas altas neste mês já de outono não são um fenómeno incomum”, explicou Ângela Lourenço, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), ao Observador. Não é raro haver bom tempo em outubro, mas há vários dias consecutivos que os termómetros superam os 30ºC. E pelo menos até dia 14 deste mês “não se vislumbra precipitação”, adiantou-nos a meteorologista.

Durante este fim de semana as temperaturas em todo o país devem subir, com valores a variar entre os 28 e os 32 graus de máximas. As temperaturas mais altas vão sentir-se no interior do Alentejo, com valores a chegar aos 35º. No sul, a temperatura da água rondará os 21ºC.

Seca “começa a ser preocupante”

No entanto, o diabo no ventre de outubro pode estar na seca que se regista em todo o território. “Começa a ser preocupante“, explica o IPMA ao Observador.

A meteorologista admite que o tempo poderá mudar na segunda quinzena. Não é invulgar haver meses de outubro quentes, principalmente até ao final da primeira quizena — por vezes, a segunda quinzena é o período em que se dá verdadeira transição de estação. O que preocupa o instituto é a expectativa de falta de chuva continuar até ao final do mês.

As previsões de longo prazo são “muito falíveis”, mas o tempo seco de outubro não está a ajudar a evitar as secas depois de o mês de setembro ter sido o mais seco dos últimos 87 anos.

As temperaturas altas conjugadas com a seca têm levado à propagação de alguns incêndios no território nacional, ainda a serem controlados pelos bombeiros.

Comentários