publicado a: 2014-07-15

Desenvolvido sistema para monitorizar colmeias

A diminuição da população de abelhas tem colocado em xeque o governo norte-americano e boa parte da Europa. Imaginar um mundo sem abelhas provoca o pânico entre as autoridades e, supostamente, entre a comunidade científica que há anos que trabalha em contra-relógio para evitar esse teórico “apocalipse apícola”.

Um grupo de Investigadores espanhóis da Universidade de Córodoba trabalha nesse sentido e desenvolveu um novo sistema de monitorização e sensores específicos para colónias de abelhas, destinado a compreender melhor porque é que estes insetos estão a morrer e propor soluções.

Este sistema eletrónico, baseado na tecnologia de hardware open source Arduino, desenhou-se inicialmente para controlar as alterações de temperatura e humidade no interior das colmeias e a sua relação com o exterior. A informação permitirá compreender porque são cada vez mais frequentes as doenças nas abelhas ou como elas podem estar a ser afetadas pelas alterações climáticas, com ondas de frio em épocas não habituais.

A ideia proposta por professores e alunos de ambos os departamentos já se encontra em pleno rendimento e a gerar dados de grande utilidade. Não obstante, está previsto juntar ao sistema novos sensores que permitam medir outras variáveis nas colmeias, como o sono ou o peso, e até o reconhecimento individual de cada abelha, o que gerará grande informação sobre como afetam as condições ambientais a sua atividade diária ou a sua longevidade.

Fonte: Agrotec

Comentários