publicado a: 2014-06-16

Excesso de produção põe mirtilo a metade do preço habitual

O excesso de produção do mirtilo em Portugal, que coloca alguns jovens produtores em apuros, está relacionada com o facto de Portugal ter cada vez menos capacidade de escoar o fruto para mercados externos.

A empresa que concentra a comercialização e exportação de mirtilos em Portugal vai vender este fruto por cerca de metade do preço habitual entre segunda-feira e sábado, por causa do excesso de produção em relação à procura.

Em declarações à TSF, o presidente da Mirtilusa explicou que o aumento de produção de 70 para cem toneladas pode colocar em causa alguns dos projetos de financiamento que alguns produtores se candidataram.

«Se não conseguirmos exceder o stock esta semana o mais provável é interromper a apanha do fruto. Só que isso vai ser o caos, porque vai toda a gente refletir em relação à produção de mirtilos», explicou José Carlos Sousa.

Caso isto se verifique, o presidente da Mirtilusa mostrou-se preocupado com o futuro dos jovens produtores que fizeram candidaturas perante uma plantação que poderá deixar de ser rentável.

«Para consumirmos tanto mirtilo e tanta plantação que está a ser feita, as pessoas têm de abdicar de todo o género alimentar e comer só mirtilos. Acho que é uma loucura incentivar tanta gente a fazer plantações», acrescentou.

José Carlos Sousa adiantou ainda que é cada vez mais difícil escoar o mirtilo para mercados externos e lembrou que a Holanda vai deixar de comprar o fruto a Portugal na próxima semana por causa de a produção deste país já estar a funcionar.

Com a Bélgica e a França a apenas aceitarem a fruta vinda de Portugal em mercado aberto, isto significa que o preço de venda baixará para cerca de três euros por quilograma.

«Para enviarmos fruto a três euros por quilo, temos a despesa do transporte, caixa e couvette e vamos ficar com menos de um euro para pagar por quilo ao produtor, que não dá para a mão de obra da apanha do fruto», concluiu.

Fonte: TSF

Comentários