publicado a: 2017-05-30

Florestação de azinheiras, sobreiros e carvalhos com novo concurso no valor de 27 milhões de euros

O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, afirmou que o Governo vai abrir novo concurso para a florestação de azinheiras, sobreiros e carvalhos, com uma dotação de 27 milhões de euros.

Estas declarações foram feitas na inauguração da Feira Internacional da Cortiça, em Coruche.

Sublinhando o peso económico muito relevante da cortiça e a mais-valia do ponto de vista ecológico e ambiental do montado, o Ministro referiu que «é importante preservar e conciliar com a vertente económica».

Mais-valia da cortiça

«O Governo quer repor, numa década, os 150 mil hectares de floresta que o País perdeu nos últimos 15 anos», disse Luís Capoulas Santos.

Em relação à cortiça, «o objetivo é continuar a manter a hegemonia de Portugal daquele que é primeiro produtor e exportador mundial».

«Este é um produto único, que permite acrescentar - por exemplo, ao vinho - uma imagem de qualidade que nenhum produto sintético consegue igualar», acrescentou o Ministro.

Reforma da floresta

Sobre a reforma da floresta, Luís Capoulas Santos afirmou que «o Governo está a fazer o que há muitas décadas anda a ser adiado, ou seja, responder aos problemas estruturais na origem do aumento dos incêndios e de um deficiente aproveitamento económico».

«Esta reforma é para um horizonte alargado, sendo objetivo que ela resulte de consenso político, para que possa continuar mesmo quando há mudança de Governo», realçou o Ministro.

Dos 10 diplomas preparados pelo Governo nesta matéria, cinco foram já promulgados pelo Presidente da República e os restantes cinco encontram-se na Assembleia da República.

«O que pretendemos é ter uma floresta melhor, mais bem gerida, geradora de riqueza e de emprego, e menos suscetível aos incêndios florestais», disse também Luís Capoulas Santos.

E concluiu: «Para isso, é preciso trabalhar em várias frentes ao mesmo tempo, desde logo no ordenamento florestal».

Fonte: Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural

Comentários