publicado a: 2015-03-23

Framboesa já é o segundo fruto mais exportado por Portugal

A framboesa foi, em 2014, o segundo fruto mais exportado por Portugal em termos de valor, alcançando os 64 milhões de euros, de acordo com o investigador Pedro Brás de Oliveira.

O cientista do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), onde será apresentada a “Estratégia do Ministério da Agricultura e do Mar para a Investigação e Inovação Agro-alimentar 2014-2020”, salientou que os «pequenos frutos estão na moda», sendo a framboesa a “rainha” deste sucesso.

Portugal, que passou de uma área de pequenos frutos «insignificante» na década de 80, para 1.300 hectares em 2013 tem vindo a duplicar o valor das exportações todos os anos, fazendo da framboesa o segundo fruto mais exportado em valor, a seguir à pêra, com 88 milhões de euros.

O potencial de Portugal para este tipo de produção atraiu, na década de 90, a empresa norte-americana Driscoll’s, líder mundial na produção de frutos vermelhos, que estabeleceu uma parceria empresarial com o INIAV neste domínio.

«A Zambujeira, no Litoral Alentejano, é a Califórnia da Europa e foi isso que nos atraiu», sublinhou o director da empresa para Portugal, Nuno Madureira Simões.

A Driscoll’s conta actualmente com duas quintas em Portugal (Maravilha Farms) e trabalha igualmente com produtores independentes, sendo a organização Lusomorango considerada como «a grande alavanca de desenvolvimento».

A empresa exportou 50 milhões de euros em 2014 e assegura cerca de 3.500 postos de trabalho directos através da sua rede de produtores em Portugal, sendo «um forte empregador» da região alentejana, estimou o mesmo responsável.

Fonte: Lusa via Confagri

Comentários