publicado a: 2017-08-08

Governo dita regras para o combate à vespa das galhas do castanheiro

Governo dita regras para o combate à vespa das galhas do castanheiro

O Ministério da Agricultura publicou um comunicado onde estabelece as regras sobre a forma como a vespa das galhas do castanheiro deve ser combatida.

Leia o documento na íntegra:

«Alertam-se todos os proprietários de castanheiros afectados pela vespa das galhas do castanheiro que em Portugal não existem quaisquer produtos químicos autorizados para o combate desta praga. Não estão homologados para esta finalidade produtos fitofarmacêuticos (insecticidas) nem quaisquer outros produtos de diferente natureza (como por exemplo adubos ou similares).

O controlo da vespa das galhas do castanheiro tem única e somente um modo de luta autorizado, a luta biológica, que é realizada exclusivamente através da introdução de um insecto parasitóide específico, devendo esta acção ser obrigatoriamente regulada pelo Ministério da Agricultura Florestas e Desenvolvimento Rural, concretamente de acordo com orientações anualmente definidas pela Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) representada regionalmente pelas Direcções Regionais de Agricultura e Pescas (DRAPs).»

Fonte: Frutas, Legumes e Flores

Comentários