publicado a: 2017-07-04

Governo quer «ir o mais longe possível» no ordenamento florestal

O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, afirmou que o Governo pretende «ir o mais longe possível» no ordenamento florestal, durante a interpelação ao Governo no parlamento sobre «Floresta e desertificação do mundo rural».

Capoulas Santos referiu que foi dado «o primeiro passo para uma profunda reforma da floresta em Portugal» e que o Governo «apresentou um pacote de doze diplomas, que está agora em fase final de discussão».

O Ministro disse ainda que existe «total disponibilidade para fazer as concessões que forem necessárias até ao seu limite para alcançar um pacto de regime para uma matéria tão importante como esta».

«O Governo está aberto a todas as sugestões. Foram apresentadas sugestões que pensamos que são passíveis de ser acolhidas, que vão um pouco mais além, no sentido de que possa existir, por exemplo, nas áreas ordenadas e nos perímetros que estão a ser geridos e ordenados, que se possa ter uma atitude mais coerciva relativamente aqueles que, dentro desses perímetros, insistem em manter esse património ao abandono», acrescentou.

Capoulas Santos afirmou também que o Governo avançou «com um projeto de cadastro simplificado para fazer em 30 meses aquilo que o País espera há décadas que se faça».

Plantações de eucalipto

O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural referiu que «não se autorizarão novas plantações de eucalipto em Portugal, a não ser com a única exceção de transposição de áreas que estão ecologicamente mal localizadas e que não são economicamente rentáveis, para áreas ordenadas, ecologicamente adequadas e naturalmente mais produtivas».

Capoulas Santos frisou que o objetivo não é «pôr em causa a importância que o eucalipto tem, pelo emprego que representa, pelas exportações que representa» mas sim discipliná-lo porque «é possível, com menos área, ter mais matéria para a indústria».

Fonte: Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural

Comentários