publicado a: 2017-04-24

Ministro anuncia evento europeu em Lisboa para debater inovação na agricultura

O ministro da Agricultura anunciou a realização em Lisboa de um encontro sobre inovação na agricultura, em parceria com a União Europeia.

Lisboa vai receber, em outubro, um “evento pioneiro” sobre inovação na agricultura. O encontro vai realizar-se por iniciativa de Portugal, em parceria com a União Europeia, anunciou hoje o ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos. O Agri Innovation Summit (AIS 2017), que vai decorrer a 11 e 12 de outubro, “trará a Portugal o que de melhor se faz em matéria de inovação agrícola na Europa”, referiu o ministro durante uma sessão na Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC), durante as comemorações dos 130 anos do estabelecimento de ensino.

O principal objetivo da iniciativa é promover “a troca de experiências e conhecimento entre os Estados-membros e as regiões da União Europeia e debater o futuro da inovação em agricultura”, disse, em declarações à agência Lusa, à margem da sessão.

Trata-se de “um evento centrado na temática da inovação, pois, como é sabido, a inovação, o conhecimento, a investigação e a experimentação são fundamentais para o acréscimo da competitividade da agricultura”, acrescentou o governante, sustentando que é necessária “uma agricultura competitiva, mas sustentável”.

A digitalização, conceito que tem vindo a ser desenvolvido no “domínio da inovação como modelo de futuro para a agricultura, que consiste na substituição de estruturas físicas de apoio à atividade por plataformas digitais”, reduzindo distância entre produtores e consumidores e custos económicos e ambientais, será o “tema de fundo do encontro”. Serão também abordadas outras questões relacionadas com “o uso dos recursos naturais, a gestão agrícola, os sistemas alimentares e florestais e a valorização do território”, salientou.

Fonte: Dinheiro Vivo

Comentários