publicado a: 2017-02-15

Novos focos de Xylella fastidiosa em Espanha

Informamos que, na sequência da deteção, a 10 de novembro último, de Xylella fastidiosa pela primeira vez em Espanha, em cerejeiras num Garden Centre na Ilha de Maiorca, arquipélago das Baleares (objeto do oficio circular nº 37/2016), as autoridades espanholas desenvolveram averiguações e atividades de prospeção no sentido de identificarem a possível origem do foco e a extensão da contaminação.

Recentemente, no mesmo Garden Centre em Maiorca foram identificadas plantas de Polygala myrtifolia também infetadas, as quais foram provenientes de dois viveiros de Almeria que produzem grandes quantidades de plantas desta espécie e expedem para diversos países na Europa, incluindo para alguns operadores económicos em Portugal.

As inspeções e testagens realizadas até à data nos referidos viveiros espanhóis, conduzidas pelas autoridades fitossanitárias espanholas, não resultaram na identificação de qualquer planta infetada. Não sendo possível concluir sobre a origem da infeção, nomeadamente se a mesma poderá ter ocorrido nas Baleares fruto de infeções secundárias por insetos vetores, por precaução, a DGAV solicitou aos serviços de inspeção fitossanitária regionais, a realização de inspeções e colheita de amostras nas instalações dos operadores económicos portugueses que receberam plantas desta espécie e provenientes daqueles viveiros espanhóis.

Na sequência das prospeções realizadas nas ilhas Baleares foram entretanto identificadas, nas duas ilhas (Ibiza e Maiorca), mais plantas infetadas de várias espécies vegetais. Como resultado, as autoridades fitossanitárias espanholas publicaram legislação que proíbe a expedição de qualquer espécie hospedeira daquela região (Orden APM/21/2017, de 20 de enero, por la que se establecen medidas específicas de prevención en relación con la bacteria Xylella fastidiosa (Wells et al.)).

Face ao exposto, alertamos que é proibido ser portador de plantas de qualquer espécie susceptível proveniente das ilhas Baleares.

Mais uma vez instamos: caso observe sintomas suspeitos desta bactéria, deve de imediato notificar os serviços de inspeção fitossanitária da Direção Regional de Agricultura e Pescas da área onde se encontra. O SUCESSO NA ERRADICAÇÃO DE UM FOCO ESTÁ CONDICIONADO À SUA DETEÇÃO PRECOCE.

DGAV - Ofício circular Nº04/2017


Para saber mais, descarregue o Plano de Contingência Xylella fastidiosa e seus vetores AQUI

Comentários