publicado a: 2017-11-21

Ponte de Lima recebe 3ª edição das 24H AGRICULTURA SYNGENTA

A 3.ª edição das 24H AGRICULTURA SYNGENTA, organizada sob orientação científica e pedagógica da Associação Portuguesa de Horticultura (APH), decorre na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, em Ponte de Lima, nos dias 7 e 8 de Abril de 2018.

As 24H AGRICULTURA SYNGENTA são o evento da Associação Portuguesa de Horticultura (APH), para demonstrar as competências exigidas aos profissionais no mundo moderno. Esta competição formativa é destinada a alunos do ensino superior agrário de Portugal e Espanha, sendo também admitidas um máximo de 3 equipas de estudantes de ensino profissional das áreas de ciências agrárias, com vista a porem à prova os seus conhecimentos, atitudes e competências, ajudando-os na transição para a vida profissional.

Com o mote «Pensar Global. Agir Local», esta edição propõe aos futuros agrónomos pensarem globalmente e agirem localmente, tendo em conta os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Agenda 2030) da ONU.

A agricultura e o agronegócio interatuam de forma biunívoca, com os grandes desafios globais, desde as alterações climáticas, à fome e pobreza, às migrações e às alterações demográficas, os novos sistemas alimentares e a saúde pública. A agricultura e o agronegócio darão contributos fundamentais para estas mudanças e serão profundamente afetados pelas mesmas. Mas o negócio agrícola e a ação agronómica são, essencialmente, locais, ligados ao território, à exploração agrícola, ao sistema de produção.

Os motes anteriores não se esgotaram: «Valor Agrícola de Nova Geração» (2016) e «Agricultura de Precisão» (2017) continuam presentes, mas em 2018 os futuros profissionais serão estimulados para considerarem também os «Desafios Glocais».

Estima-se a participação de 150 estudantes numa competição formativa que decorrerá durante 24H ininterruptas, com provas teóricas e provas práticas de campo, que desafiam os participantes a encontrar soluções para problemas técnicos e de gestão da exploração agrícola. As 24H AGRICULTURA SYNGENTA contam com o apoio de empresas de referência no panorama agrícola, nacional e internacional, que têm uma participação ativa na construção e realização do evento.

São parceiros da APH na organização do evento a IAAS Portugal- Associação Internacional de Estudantes de Agricultura e Ciências Relacionadas e a SFORI, empresa de formação experiencial.

Mais informação e inscrições: www.24horasdeagricultura.sfori.com

Comentários