publicado a: 2018-01-17

Programas de promoção dos produtos agrícolas europeus

A Comissão Europeia (COM) lançou os convites à apresentação de propostas para programas de promoção de produtos agrícolas europeus em todo o mundo e dentro da EU (em conformidade com o Regulamento (UE) N ° 1144/2014). Os programas podem cobrir uma ampla gama de questões de campanhas gerais sobre alimentação saudável para setores de mercado específicos.

Dois terços do financiamento disponível destinam-se a promover os produtos alimentares da UE em países não comunitários, em particular aqueles com os quais existe um grande potencial para o aumento das exportações agro-alimentares da UE, como o Canadá, o Japão, a China, o México e a Colômbia. Para os programas dentro da UE, o foco deve ser informar os consumidores sobre os vários esquemas e rótulos de qualidade da UE, como indicações geográficas ou produtos biológicos. Os financiamentos setoriais irão para programas que promovam a produção sustentável, inclusive para ovinos e caprinos. O financiamento também foi reservado para campanhas destinadas a promover a alimentação saudável e o consumo de frutas e vegetais. Pode encontrar uma lista completa das prioridades da Comissão e do financiamento disponível AQUI.

Podem candidatar-se vários tipos de organizações, como organizações comerciais, organizações de produtores e entidades do agroalimentar responsáveis pelas atividades de promoção. Os chamados programas "simples" podem ser apresentados por uma ou mais organizações do mesmo país da UE; os programas "multi" podem ser apresentados por pelo menos duas organizações nacionais de pelo menos dois estados membros ou por uma ou mais organizações europeias. As campanhas costumam ser para três anos.

As propostas devem ser enviadas até 12 de abril de 2018 através do portal dedicado.

Textos do aviso e outros documentos úteis AQUI

Comentários