publicado a: 2015-02-13

Análise dos mercados - 13 fevereiro

Nos mercados europeus registou-se uma ligeira descida da cotação do trigo, pressionado pelas boas perspectivas de colheita. No mercado internacional, vários países estão no mercado para comprar, o que leva a segurar o preço do trigo.

Bruxelas emitiu certificados à exportação esta semana de 626.000 toneladas de trigo e 142.000 toneladas de cevada e de importação de 270.000 toneladas de milho.

No mercado americano, registou-se uma estabilidade de preços ao nível dos cereais. A soja teve uma subida de preço, motivada pelo bom desempenho das exportações.

Na semana que terminou em 5 de Janeiro, os Estados Unidos venderam 746.200 toneladas, sendo este valor 52% superior ao da semana anterior e bem acima das expectativas de mercado. A contribuir para a subida dos preços temos as estimativas de preços feita pelos operadores sobre a produção futura brasileira, que se situa bem abaixo das previsões oficiais.

No mercado do Mar Negro é a situação política que continua a dominar as atenções, pois o acordo alcançado na Cimeira de Mirsk e considerado por muitos imperfeito e muito frágil.

Em termos agrícolas tudo vai normal na Ucrânia e na Rússia, mantendo-se a previsão de uma baixa considerável de produção.

Fonte: Agroinfo

Comentários