publicado a: 2015-01-16

Análise dos mercados - 16 janeiro

Ligeira subida dos preços dos cereais nos mercados europeus devido, sobretudo à desvalorização do euro face ao dólar que potencia as exportações europeias.

Bruxelas emitiu esta semana certificados à exportação de 553.000 toneladas de trigo e de 119.000 de milho, no entanto emitiu certificados à importação de 860.000 toneladas de milho.

Devido à desvalorização do euro, não foi surpresa para ninguém a compra de 240.000 toneladas de trigo francês por parte do Egipto.

A colza manteve-se estável, suportada pelas boas performances do óleo de palma.

No mercado americano baixa de preços de todos os produtos, com os fundos de investimento a estarem vendedores de 10.000 lotes de soja e 3.000 lotes de trigo.

Esta descida é justificada pela pressão que o mercado dos grãos está a sentir face à baixa de preços do petróleo e dos metais.

A soja teve uma baixa considerável de preço, devido a informações que chegaram ao mercado, que apontam para um aumento da área semeada nos Estados Unidos de 3,8% em relação à campanha passada, devendo atingir os 35 milhões de hectares. Este aumento vem em detrimento da área semeada de milho, pois a soja está a ser mais rentável para os agricultores.

As exportações continuam no entanto a muito bom ritmo.

No mercado do Mar Negro o facto mais relevante é o da relutância dos agricultores russos em venderem o seu trigo à interversão, mesmo com a subida do preço em 50%. O problema está na desvalorização do rublo e a dificuldade em o converter para dólares.

Fonte: Agroinfo

Comentários