publicado a: 2015-02-20

Análise dos mercados - 20 fevereiro

Nos mercados europeus registou-se uma subida de preço do trigo, devido à boa actividade à exportação. O Egipto, que tinha declinado todas as ofertas americanas, mesmo com o crédito atribuído por aquele país, acabou por comprar 180.000 toneladas em França e 60.000 toneladas na Roménia.

Assim, esta semana foram passados certificados à exportação de 896.000 toneladas para o trigo e de 376.000 toneladas de cevada.

A colza recuperou de preço, devido ao bom desempenho da soja no mercado de Chicago.

No mercado americano, estabilidade para o trigo e ligeira subida do milho, suportada pela ligeira descida nos stocks de etanol e pela área plantada, que é menor do que era esperado pelos analistas.

A soja teve uma boa subida de preço devido, sobretudo, à publicação dos dados do Departamento Agrícola dos Estados Unidos relativos à área semeada para esta campanha, que é de 33,79 milhões de hectares, abaixo dos 33,87 milhões de hectares do ano passado.

Este número surpreendeu os operadores, levando a uma maior procura da soja e consequente subida de preço. Entretanto, as projecções de várias consultoras privadas dão uma produção para o Brasil entre 90 a 92 milhões de toneladas, longe das 96 milhões de toneladas inicialmente previstas, o que também está a provocar a subida de preços.

No mercado do Mar Negro são as dificuldades económicas que atravessa a Rússia e a Ucrânia que dominam as atenções. Assim, os agricultores têm cada vez menos tesouraria para comprar factores de produção e já pensam que poderão semear esta Primavera cevada em vez de milho, pois o custo de produção deste cereal é muito mais baixo.

Fonte: Agroinfo

Comentários