publicado a: 2014-11-21

Análise dos mercados - 21 novembro

Estabilidade do preço dos cereais na Europa com uma ligeira tendência para a subida. Um dos factores que pesaram foi ter sido a França o país escolhido para fornecer o Egipto no décimo quarto concurso de compra que o GASC abriu esta semana. A operação foi de 60.000 toneladas.

Foram emitidos certificados por Bruxelas na última semana para 636.000 toneladas de trigo.

Feitas as contas a semana vai acabar praticamente ao mesmo nível de preços que começou, apesar das baixas que se verificaram entretanto.

No mercado americano os fundos de investimento voltaram em força, estando compradores de 12.000 lotes de milho, 5.000 lotes de soja e 4.000 lotes de trigo. Como consequência registou-se uma subida generalizada de preços de todos os produtos.

A soja recuperou as perdas da sessão anterior, registando uma subida considerável. A grande responsável foi a farinha de soja, com notícias a circular de que a procura estava a aumentar e as extractoras estavam com problemas em satisfazer todas as encomendas. As vendas da semana que terminou em 13 de Novembro foram baixas, 265.700 toneladas, mas isto não afastou os investidores.

Esta situação deve manter-se, uma vez que existe um aumento de produção de porco e aves, devido às boas margens desses negócios e o frio exige mais alimento para os bovinos, pelo que sobe o consumo de ração e consequentemente o consumo de farinha de soja.

No mercado do Mar Negro nada de relevante a assinalar, ou seja, as culturas de Inverno estão a seguir o seu curso habitual, entretanto agora estão em hibernação com a chegada das neves do Inverno.

Fonte: Agroinfo

Comentários