publicado a: 2015-03-06

Análise dos Mercados - 6 março

Baixa de preços dos cereais nos mercados europeus, devido à pressão das descidas em Chicago. O euro atingiu o seu valor mais baixo dos últimos dez anos face ao dólar, o que continua a dar suporte às exportações europeias.

Bruxelas passou esta semana certificados para a exportação de 505.000 toneladas de trigo e 279.000 toneladas de cevada.

A colza voltou a descer de preço, seguindo a tendência da soja em Chicago.

No mercado americano forte descida do preço do trigo, pois com a valorização do dólar este cereal deixou de ser competitivo no mercado mundial. Todas as previsões continuam a apontar para uma grande produção de trigo em todo o hemisfério norte. O milho está estável, suportado pelo bom desempenho das exportações.

A soja voltou a descer de preço, estando abaixo da barreira psicológica dos 10 dólares por bushel. Neste caso a valorização do dólar também foi importante. Esta baixa está muito relacionada com a posição dos fundos, que tentam recolocar-se depois das altas, devido aos problemas de logística no Brasil.

Dia 10 vai sair novo boletim mensal do Departamento Agrícola dos Estados Unidos, que os analistas esperam que traga informações que suportem um pouco os preços. Entretanto, as exportações dos Estados Unidos continuam a bom ritmo, tendo sido vendido na semana que terminou em 26 de Fevereiro, 501.200 toneladas, valores que ficaram acima das expectativas.

No mercado do Mar Negro nada de relevante a assinalar.

Fonte: Agroinfo

Comentários