publicado a: 2015-08-07

Análise semanal dos mercados - 03 a 07 de agosto

3 agosto

Sessão calma nos mercados europeus no final da última semana. Apesar da acalmia, a tendência continua a ser para a baixa do preço dos cereais, devido ao bom andamento das colheitas, que devem trazer resultados de produção superiores aos esperados.

A colza desceu de preço também, devido à pressão da descida do preço do petróleo e do óleo de palma.

No mercado americano, a situação foi calma no que diz respeito aos cereais, com preços praticamente estáveis.

No caso da soja, registou-se nova descida, atingindo o grão valores inferiores a 9,5€ por bushel. Esta situação explica-se pela crise no sector dos óleos e, também, pela maioria anunciada das condições climatéricas para os EUA no mês de Agosto, que é o mês crucial para o desenvolvimento da soja.

No mercado do Mar Negro, a actividade de exportação está abaixo do que se verificou no ano passado, por esta altura, com a Rússia a exportar na última semana 300 toneladas de trigo e a Ucrânia, também, cerca de 300 toneladas de trigo e 400 toneladas de milho da campanha anterior, o que mostra que ainda existem stocks importantes na mão dos produtores naquele país.


4 agosto

Sessão tranquila nos mercados europeus, com estabilização do preço dos cereais, apesar de uma certa tendência para descida.

A colheita do trigo em França continua a bom ritmo, com boas surpresas, uma vez que as produções são superiores ao estimado.

Amanhã sairá a primeira estimativa da produção de trigo em França.

No mercado americano, ligeira descida do preço do milho e estabilidade do preço do trigo. A soja voltou a descer, embora ligeiramente, devido às boas perspectivas climatéricas para Agosto nos EUA.

No mercado do Mar Negro continua em bom ritmo a colheita de trigo na Rússia, tendo já sido colhidas mais de 30 milhões de toneladas.

Apesar de a produção ser elevada, o Primeiro-ministro russo encarregou o Ministro da Agricultura de analisar a possibilidade de taxas à exportação.

Estas medidas podem-se justificar, uma vez que no mês de Julho o rublo desvalorizou cerca de 10%, o que pode provocar um aumento de inflação da Rússia.


5 agosto

Sessão de consolidação de preços nos mercados europeus, ontem, 3ª feira 4/8.

Um dado importante foi a nova desvalorização do euro face ao dólar, que pode começar a tornar o trigo francês francamente competitivo no mercado mundial.

Neste momento, já não restam quaisquer dúvidas que a produção de trigo é francamente boa. Continuam, no entanto, as especulações sobre o efeito do tempo seco na produção de milho.

No mercado americano, também tivemos um dia de consolidação de preços, com uma ligeira subida do preço do milho e uma ligeira descida no preço do trigo.

A evolução do preço do trigo mostra bem a falta de competitividade dos trigos americanos no mercado mundial.

Os fundos de investimento estiveram vendedores de 4 000 lotes de trigo e compradores de 6 000 lotes de milho e de 5 000 lotes de soja.

A soja registou uma subida, ficando, no entanto, ainda abaixo dos 9,5 dólares por bushel. Crescem as expectativas sobre o resultado do boletim mensal de oferta da USDA, do próximo dia 12 de Agosto.

Existem algumas consultoras que continuam convencidas de que as condições adversas no início de campanha vão implicar percas de produção de soja e, consequentemente, a sua subida de preço.

No mercado do Mar Negro, a notícia de registo diz respeito ao pagamento por parte do FMI da 2ª tranche de ajudas à Ucrânia, que vai permitir capitalizar alguns bancos ucranianos e, desse modo, facilitar o acesso ao crédito aos agricultores.


6 agosto

Nos mercados europeus, estabilidade para o preço do trigo, uma vez que as previsões de produção, segundo os analistas da Agritel, apontam para 38,94 milhões de toneladas, em França, o que é bastante acima de todas as previsões, dos últimos meses. A qualidade do trigo é, também, bastante superior à do ano passado.

Apesar dos preços do trigo na Europa serem relativamente baixos, o Egito acabou de comprar 120 mil toneladas de trigo na Rússia, que foi o país que fez a melhor oferta. De referir que o Egito voltou a impor uma taxa de humidade máxima de 13%, o que em principio, também invalida concurso dos trigos europeus.

O preço do milho subiu consideravelmente em França, pois crescem as preocupações de uma forte perca de rentabilidade, devido ao temo seco que se faz sentir.

A colza também registou uma subida de preço, por simpatia com o preço da soja em Chicago.

No mercado americano, subida de preço de todos os produtos, com os fundos de investimento a reposicionarem-se antes do relatório USDA do próximo dia 12. Assim, os fundos tiveram compradores de 7 000 lotes de milho, 6 000 lotes de soja e 5 000 lotes de trigo. A soja foi o produtos que mais subiu, uma vez que os analistas parecem ser unânimes em afirmar que o relatório USDA vai apontar para uma baixada produção de soja, nos Estados Unidos.

No mercado do Mar Negro, de referir o anúncio do ministro da agricultura da Ucrânia que prevê uma campanha record para a exportação de cereais do seu país. Está previsto exportar 36 milhões de toneladas, enquanto que as exportações do anos passado foram de 34,6 milhões de toneladas.


7 agosto

Sessão de consolidação de preços no mercado europeu, sobretudo no que diz respeito ao milho, devido aos receios, cada vez mais fortes, da possibilidade de perca de produção devida ao tempo seco em França.

Bruxelas emitiu, esta semana, certificados à exportação para 372 221 toneladas de trigo e, para a exportação de cevada, de 384 123 toneladas. De registar que os certificados de importação de milho ascenderam a 632 255 toneladas, o que já perfaz, no total desta campanha, o montante de 1 409 263 toneladas.

A colza teve uma ligeira recuperação de preço, isto mesmo com o baixo valor do petróleo e dos óleos vegetais.

Sessão muito calma no mercado americano, com poucas operações realizadas, uma vez que todos os operadores estão na expectativa dos resultados do relatório do USDA do próximo dia 12.

Mesmo assim, os fundo estiveram vendedores de 6 000 lotes de milho e de 7 000 lotes de soja e compradores de 5 000 lotes de trigo.

A soja voltou a descer de preço, depois de uma sessão muito volátil, com os operadores a tentarem posicionar-se face ao que pode vir a ser o relatório do USDA.

As vendas da última semana, referentes à colheita antiga, desapontaram o mercado, apesar de o total acumulado de vendas exceder as últimas previsões do USDA.

Paralelamente, o USDA anunciou esta quinta-feira uma nova venda de 132 000 toneladas de soja, da campanha 2015-2016, para a China.

No mercado do Mar Negro, o facto mais saliente a registar prende-se com as elevadas temperaturas que estão a assolar a zona e que poderão vir a prejudicar o normal desenvolvimento das culturas de milho.


Fonte: Agroinfo

Comentários