publicado a: 2016-07-15

Análise semanal dos mercados - 11 a 15 julho

11 julho

A semana terminou, para os mercados europeus, com uma subida do preço dos cereais.

A colheita da cevada em França tem apresentado produtividades baixas e a qualidade também é inferior ao habitual.

A Comissão Europeia já reviu em baixa a produção de trigo para esta campanha, sendo que o valor agora é de 144,6 milhões de toneladas, enquanto em Junho esta previsão apontava para as 145,1 milhões de toneladas. De referir que a produção em 2015 foi de 151,6 milhões de toneladas.

No mercado americano subida do preço dos cereais com o anúncio de previsões de temperaturas elevadas na zona de produção.

Os fundos reagiram a esta notícia e estiveram compradores de 8.000 lotes de milho, 8.000 lotes de soja e 3.750 lotes de trigo.

A soja teve uma semana muito volátil, com grandes descidas e subidas, tendo terminado com uma subida significativa na sexta-feira, devido, segundo os analistas, a correcções técnicas.

No mercado do Mar Negro de registar o acompanhamento dos preços do mercado mundial, com fortes descidas das últimas semanas.


12 julho

Operadores europeus expectantes sobre os resultados decepcionantes, tanto na cevada de Inverno, como os primeiros resultados do trigo. No entanto, aguardam também o relatório do USDA (Departamento Agrícola dos Estados Unidos), que sairá amanhã.

No mercado americano o relatório do USDA não deve trazer grandes surpresas. Os operadores esperam uma revisão em alta dos stocks de milho da campanha 2016/2017 e uma diminuição da soja.

Os fundos pesaram sobre os mercados ontem, com realização de mais-valias, especialmente em soja e milho. Assim, estiveram vendedores de 14.000 lotes de milho, 3.000 lotes de soja e 3.000 lotes de trigo.

No mercado do Mar Negro de registar a estimativa da colheita de trigo na Rússia, feita pelo Sovecon, de 66,1 milhões de toneladas, contra 64,4 publicados na última estimativa.


13 julho

Preços dos cereais estáveis nos mercados europeus.

Ontem surgiram duas notícias com diferente influência nos preços. Primeiro confirma-se uma redução da produção dos cereais na Europa, que no caso da cevada em França está praticamente confirmada, que será da ordem de 10%. Por outro lado, o relatório do USDA (Departamento Agrícola dos Estados Unidos) veio apontar para um aumento da produção mundial de trigo, com especial relevo para os Estados Unidos.

No mercado americano tendência para a baixa do preço dos cereais.

Assim, a colheita de trigo foi anunciada em alta, com uma previsão de colheita de 61,5 milhões de toneladas, no que diz respeito ao milho, apesar de se registar uma diminuição de stocks, as previsões de produção também foram revistas em alta para as 369,33 milhões de toneladas, ou seja, mais 23,84 milhões de toneladas que no ano passado.

A soja registou uma forte subida, devido também aos resultados publicados pela USDA. Assim, o esmagamento nos Estados Unidos está a aumentar de volume e as perspectivas de exportação este ano são muito boas.

No mercado do Mar Negro de registar o início das colheitas na região e parece confirmar-se que a qualidade dos trigos é inferior ao habitual.


14 julho

A estimativa de produção europeia de trigo apresenta-se em baixa no relatório do USDA (Departamento Agrícola dos Estados Unidos). O Ministério da Agricultura de França ontem comunicou as suas novas estimativas de produção de trigo, de 37 milhões de toneladas, para 36.95 milhões de toneladas.

No mercado americano de registar também as estimativas de produção e de stocks para os Estados Unidos. Assim, a situação do milho apresenta um volume de stocks de 43,20 milhões de toneladas, menor do que as expectativas dos operadores.

No trigo as previsões de colheita subiram acentuadamente, com a produção a ultrapassar as 61,5 milhões de toneladas.

As perspectivas de soja também são mais optimistas do que no mês passado, estimando-se que a produção aumente para 105,60 milhões de toneladas.

No mercado do Mar Negro nada de relevante a registar.


15 julho

Os mercados europeus foram naturalmente marcados pela actividade reduzida no mercado físico em França, devido ao feriado de ontem.

No mercado americano os preços do milho e da soja registaram novos máximos, sobretudo, devido aos bons números de exportação, igualando os preços do final de Junho.

No mercado do Mar Negro nada de relevante a registar.


Fonte: Agroinfo

Comentários