publicado a: 2016-06-17

Análise semanal dos mercados - 13 a 17 junho

13 junho

O relatório do USDA (Departamento Agrícola dos Estados Unidos) veio confirmar a situação do trigo a nível mundial, com stocks muito elevados. Como reflexo temos uma descida de preços nos mercados europeus.

As chuvas que neste momento estão a cair no norte da Europa estão a preocupar os operadores sobre a possível qualidade do trigo panificável. Se se confirmar esta situação, parte do trigo panificável passará a forrageiro e portanto o preço deve descer, como aliás já se está a verificar.

O relatório do USDA mostrou uma redução da produção mundial de milho, o que levou a uma estabilização com tendência de subida deste cereal. A sementeira de milho em França está terminada e devido às últimas chuvas o seu desenvolvimento é excelente.

No mercado americano de registar uma descida do preço do trigo e estabilização do milho. Na soja o relatório apontou para uma redução de stocks mundial, o que implicou uma subida de preços.

Os fundos de investimento, reagindo aos resultados do relatório, estiveram vendedores de 9.000 lotes de milho e 7.500 lotes de trigo e compradores de 9.000 lotes de soja.

Nada de relevante a registar no mercado do Mar Negro.


14 junho

Devido à descida de preços no final da semana passada o início de semana começou muito movimentado nos mercados europeus, com uma subida do preço do trigo. Contudo, durante a sessão os preços voltaram praticamente ao nível de sexta-feira.

Continua a existir grande indefinição sobre o nível de produção no norte da Europa, devido às fortes chuvas das últimas semanas.

O milho registou uma subida, apoiado nas cotações da bolsa de Chicago.

No mercado americano os fundos estiveram compradores de 16.000 lotes de milho e vendedores de 4.000 lotes de trigo e 10.000 lotes de soja, influenciando assim directamente os preços.

A soja continua a sua tendência altista, tendo, no entanto, baixado ligeiramente, devido à tomada de mais-valias pelos fundos de investimento.

Com o nível actual de preços da soja e do milho, os analistas consideram que é muito provável um aumento da área semeada de soja em detrimento do milho nos Estados Unidos.

Em relação ao mercado do Mar Negro o facto mais relevante é o da confirmação das áreas semeadas esta Primavera.


15 junho

Forte queda dos preços dos cereais nos mercados europeus, sobretudo, devido aos fortes receios que a Inglaterra possa sair da União Europeia.

Os investidores estão-se a virar para colocações mais seguras de capital, como sejam os títulos de dívida alemães.

Continua, no entanto, a incerteza sob a qualidade do trigo do norte da Europa, sobretudo, devido à continuação das chuvas.

No mercado americano descida do preço do trigo, pressionado pela boa colheita nos Estados Unidos. A soja acusou ligeira descida, muito pelo facto de as áreas semeadas nos Estados Unidos se encontrarem em excelentes condições.

Nada de relevante a assinalar no mercado do Mar Negro.


16 junho

Nova descida do preço do trigo nos mercados europeus, influenciada directamente pela evolução do preço nos mercados americanos.

É cada vez mais provável uma baixa de qualidade no trigo panificável europeu, o que irá seguramente fazer aumentar a quantidade de trigo forrageiro. O milho mantém-se muito estável, também devido à evolução no mercado internacional.

No mercado americano a confirmação de muito bom estado dos campos de trigo provocou uma baixa de preços deste cereal.

Os fundos de investimento estiveram vendedores de 11.500 lotes de milho, 8.000 lotes de soja e 5.000 lotes de trigo.

A soja voltou a perder terreno em Chicago, devido à posição dos fundos, que aproveitaram a alta desta semana para realizarem mais-valias. Entretanto, as condições atmosféricas nos Estados Unidos estão a a permitir um bom desenvolvimento dos campos de soja.

No mercado do Mar Negro as boas condições atmosféricas estão a permitir um correcto desenvolvimento das culturas.


17 junho

Na Europa o mercado dos cereais continua sob pressão, após a queda observada no mercado norte-americano no início desta semana. No entanto, os preços mais baixos reforçam as exportações europeias.

O volume semanal de exportações na Europa continua a ser elevado, atingindo esta semana as 869.114 toneladas de trigo e 217.258 toneladas de cevada. Em termos de importação, registamos 78.000 toneladas de milho.

No mercado americano as perspectivas de chuvas em algumas regiões dos Estados Unidos vêem tranquilizar os operadores. Estas previsões fornecem um elemento optimista para o milho e para a soja.

Os números de vendas de exportação de soja da semana mostram um crescimento superior a 1,5 milhões de toneladas, mais de 0,8 milhões de toneladas do que na campanha 2015/2016. Em contraste, o milho, as vendas esta semana, embora com um volume superior a 0,9 milhões de toneladas para a actual campanha, os exportadores dos EUA ainda seguem a abertura anunciada de autorização provisória pelo Ministério da Agricultura para a importação de determinadas variedades de milho OGM.

No mercado do Mar Negro de registar apenas o início da colheita da cevada.


Fonte: Agroinfo

Comentários