publicado a: 2016-07-22

Análise semanal dos mercados - 18 a 22 julho

18 julho

Confirma-se a deterioração das condições da colheita de trigo e cevada na Europa. Apenas as culturas milho estão em boas ou excelentes condições.

O Egipto lançou, neste fim-de-semana, um concurso para o trigo mole. No final, a GASC comprou 180.000 toneladas de trigo romeno e 120.000 toneladas de trigo da Russo para o final de Agosto.

No mercado americano continua a pressão na cultura do trigo nos Estados Unidos, onde a produção se confirma bem acima das estimativas.

Na soja, apesar de um novo contracto de venda de 320.000 toneladas, os preços continuam a desaceleração que se tem vindo a observar nos últimos dias. Os últimos números divulgados pelo NOPA, no entanto, destacam uma actividade de esmagamento menor nos Estados Unidos, em Junho.

No mercado do Mar Negro nada de relevante a registar.


19 julho

Mercados europeus sem grandes alterações, confirmando-se apenas as previsões da acentuadamente baixa de produção dos cereais, o que trás algum suporte aos preços.

No mercado americano e segundo o USDA (Departamento Agrícola dos Estados Unidos), 76% das culturas de milho nos Estados Unidos foram consideradas boas a excelentes.

Na soja, a situação também não foi alterada, com 71% das culturas consideradas excelentes, agora com um aumento na fase de floração de 59%.

No mercado do Mar Negro, embora o milho russo não deva satisfazer as expectativas iniciais de 3 milhões de hectares em 2016, o entusiasmo dos agricultores locais para o produto continua a ser significativo. Contudo, as exportações russas são, por agora, em grande parte dominadas pelo trigo.


20 julho

A situação observada em França contrasta fortemente com a situação no hemisfério norte e também com culturas na Europa meridional e oriental. No entanto, a queda nos volumes em França não pode ser totalmente compensada pela maior produção esperada na Roménia, Itália e Espanha. Na Alemanha, a situação é menos preocupante, mesmo com a produção estimada a ser inferior ao ano passado.

No mercado americano de registar o anúncio de temperaturas mais amenas nos próximos dias, reduzindo os riscos sobre o florescimento culturas.

Os mercados de milho e trigo marcaram um declínio de menor magnitude do que a soja, enquanto a pressão na cultura do trigo permanece forte.

No mercado do Mar Negro a campanha de 2015/16 trouxe à Ucrânia e à Rússia bons valores de exportação, com 39,4 milhões de toneladas e 33,8 milhões de toneladas respectivamente, ambos melhoraram os seus registos anteriores em 10%.


21 julho

O mercado europeu encontrou algum suporte na publicação dos números de exportação divulgados ontem. O comité de gestão tem, efectivamente concedidos certificados no valor de 826.000 toneladas para o trigo mole e 191.000 toneladas de cevada.

No mercado americano o preços do milho e de trigo permanecem sob pressão, registando novos mínimos no mercado de Chicago e pouco apoio da paridade do dólar.

As mais recentes previsões meteorológicas estão mais baixas do que o esperado inicialmente. Apesar do clima quente que se fez sentir esta semana, o milho parece ter sofrido pouco.

No mercado do Mar Negro nada de relevante a registar.


22 julho

Nos mercados europeus destaque para o aumento do preço do trigo, devido às más produções em França na última campanha.

No mercado americano registamos os baixos preços do milho nos Estados Unidos, com preços mais baixos desde Outono de 2014. As vendas para a colheita de 2015 também forneceram um elemento de alívio nos preços, com 345.100 toneladas vendidas na semana passada, acentuadamente inferior em relação à semana anterior.

Na soja registamos nova exportação de 1 milhão de toneladas da nova colheita. Ainda assim, os preços permanecem perto dos valores de Maio, num contexto meteorológico bom para as culturas.

O mercado de trigo em Chicago mudou pouco ontem, apesar de um retorno de operadores que têm realizado operações de cobertura de posições vendidas. O contexto nacional, em que as culturas continuam a ser importantes, de fato ainda pesa no mercado, incluindo a actividade de exportação que não conhece um forte crescimento actualmente.

No mercado do Mar Negro, apesar das chuvas que vieram interromper o progresso da colheita em algumas áreas, 50% do trigo ucraniano está numa fase de colheita bem em linha com o do ano passado. Os rendimentos são cerca de 10% superiores ao do ano passado.


Fonte: Agroinfo

Comentários