publicado a: 2015-07-24

Análise semanal dos mercados - 20 a 24 de julho

20 julho

A colheita de trigo continua em bom ritmo na Europa e afinal as produções de trigo são boas, não se confirmando as previsões de perdas devido ao excesso de calor. A qualidade do trigo também é bastante boa.

Continua, no entanto, a preocupação com a cultura do milho, pois o tempo muito seco poderá causar problemas nesta altura da sua evolução.

No mercado americano baixa de preço de todos os produtos, devido à melhoria das condições atmosféricas. É de esperar que os fundos liquidem posições, de modo a realizarem mais-valias.

A recente valorização do dólar também está a tirar competitividade ao trigo no mercado mundial.

A soja desceu de preço em Chicago, mas subiu no Brasil, devido à valorização do câmbio entre as duas moedas. O mercado está assim muito estável.

No mercado do Mar Negro temos a registar o forte aumento da actividade de exportação, sendo que a Ucrânia na semana passada vendeu 600.000 toneladas de cereais.

A Rússia também aumentou as suas exportações e não está a pôr entraves à emissão de licenças de exportação.


21 julho

Descida de preços de todos os cereais nos mercados europeus, com especial relevo para o trigo. Esta descida vem na confirmação da melhoria das condições atmosféricas para as culturas um pouco por todo o mundo.

Assim, para o trigo, até a Austrália que era apontada como tendo uma forte quebra de produção devido à seca, está a receber chuvas muito benéficas.

O milho, principal preocupação em França, também recebeu chuvas no fim-de-semana, o que, apesar de não ser considerada suficiente por alguns analistas, já alivia muito a tensão que se vivia.

No mercado americano forte queda no preço do trigo, devido ao que atrás dissemos e também à valorização do dólar, que atingiu o valor mais alto dos últimos três meses, tornando o trigo americano muito pouco competitivo no mercado mundial.

O milho não caiu tanto, pois beneficiou dos bons movimentos de exportação por parte dos Estados Unidos. Neste momento os fundos estão vendedores, pressionando o mercado para a baixa.

A soja, depois de uma sessão de grande volatilidade, fechou no vermelho e o preço desceu abaixo da barreira psicológica dos 10 dólares por bushel. Entretanto, a alta do dólar fez com que os preços no Brasil para a soja ficassem estáveis.

No mercado do Mar Negro uma onda de calor atingiu a região, mas não se pensa que possa influenciar negativamente as culturas de Primavera.

As colheitas continuam em bom ritmo, tendo já praticamente recuperado o atraso que registavam.


22 julho

Estabilidade de preços nos mercados europeus, com tendência de descida.

Existe uma forte pressão do trigo russo no mercado internacional, o que aliado a uma pequena valorização do euro pressiona, sobretudo, o preço do trigo para baixo.

O milho por sua vez está estável, pois apesar de ter chovido em França, a precipitação pode não ter sido suficiente.

No mercado americano, estabilidade para o milho e descida do trigo, que face ao câmbio do dólar continua a não ser competitivo no mercado internacional.

A soja teve uma subida de preço devido, por um lado a questões de ajustamentos técnicos e por outro lado pela incerteza na evolução das condições atmosféricas.

O último relatório USDA de dia 20 dava só 62% da área de soja em boas ou muito boas condições.

No mercado do Mar Negro de salientar a competitividade dos trigos russos. No entanto, o ritmo de cargas está inferior ao ano passado, devido aos atrasos registados na colheita. O ritmo normal só deve ser conseguido em final de Agosto.


23 julho

Nos mercados europeus continua a pressão da colheita, que está a levar a uma ligeira descida do preço dos cereais. As condições atmosféricas são favoráveis à colheita, pelo que grandes áreas de trigo já estão ceifadas.

No mercado americano as condições atmosféricas continuam a melhorar, pelo que a última sessão de Chicago teve descidas em todos os produtos. O trigo foi o que mais baixou, pois o preço americano continua acima do mercado mundial.

Os fundos têm estado a ajustar as suas posições, saído pouco a pouco do mercado.

A soja também baixou de preço com a melhoria das condições climatéricas. Entretanto chegam notícias da forte procura internacional, pelo que não se esperam mais descidas do preço, antes pelo contrário, uma ligeira recuperação.

No mercado do Mar Negro tudo normal, com as colheitas a avançar a bom ritmo na Ucrânia e Rússia.


24 julho

Estabilidade dos preços dos cereais nos mercados europeus.

A colheita do trigo segue em bom ritmo e os rendimentos são normais, o que acaba com o receio que existia de perdas de produção devido aos fortes calores.

Este ano, ao contrário de 2014, a qualidade do trigo é boa e mesmo no Reino Unido quase todo o trigo é panificável, o que deixa muito poucas quantidades para a alimentação animal.

Apesar das origens Mar Negro serem as mais competitivas para o trigo, o euro a 1,09 dólares vai seguramente permitir um bom movimento de exportação na Europa.

No mercado americano estabilização do preço dos cereais, sem elementos novos que possam influenciar as cotações.

A soja registou uma descida significativa de preço, devido a melhoria das condições atmosféricas, atingindo cotações mínimas de um mês. São esperadas temperaturas mais altas e dentro dos valores normais para a época. A valorização do dólar também contribuiu para a baixa do preço em Chicago.

No mercado do Mar Negro prosseguem as colheitas e neste momento analistas já prevêem uma diminuição de produção na Rússia, uma vez que as zonas que faltam ceifar não estão em boas condições.

A qualidade de trigo em toda a zona também é inferior à do ano passado.


Fonte: Agroinfo


Comentários