publicado a: 2015-09-25

Análise semanal dos mercados - 21 a 25 setembro

21 setembro

Poucas movimentações nos mercados europeus no final da semana.

A tendência foi de descida de preços, que foi atenuada pela venda de 60.ooo toneladas de trigo francês ao Egipto. O Egipto, no entanto, comprou mais 115.000 toneladas de trigo russo e 55.000 toneladas de trigo ucraniano.

No mercado americano, a pressão da colheita do milho e da soja já se faz sentir com a descida de preço destes produtos.

O trigo registou uma ligeira subida devido, sobretudo, à posição dos fundos de investimentos, que estiveram compradores de 3.000 lotes de trigo e vendedores de 8.000 lotes de soja e 4.000 lotes de milho.

A soja desceu de preço devido às últimas estimativas de produção, que apontam para valores muito elevados. No entanto, vários operadores não concordam com estas previsões e pensam que em Outubro a soja poderá ter uma tendência de subida.

No mercado do Mar Negro, de registar o forte aumento do volume de exportações, com a Ucrânia a ultrapassar, na última semana, a marca de 1.000.000 de toneladas e a Rússia as 500.000 toneladas.


22 setembro

Ligeira recuperação do preço dos cereais nos mercados europeus. Este movimento deve-se, sobretudo, à desvalorização do euro face ao dólar e à volta dos fundos de investimento às commodities agrícolas.

No mercado americano subida dos preços de todos os produtos, pois os fundos estiveram compradores de 11.000 lotes de milho, de 6.000 lotes de soja e 7.000 lotes de trigo.

A subida da soja foi também motivada por uma boa procura mundial, com o anúncio do Departamento Agrícola dos Estados Unidos da venda de 240 mil toneladas para destino desconhecido.

No mercado do Mar Negro de referir o aumento da quantidade exportada pela Ucrânia e pela Rússia.


23 setembro

Estabilidade de preços nos mercados europeus devido, sobretudo, à desvalorização do euro face ao dólar com a crise da Volkswagen. Assim, os cereais europeus ganharam competitividade no mercado mundial.

No mercado americano situação de descida de preços de todos os produtos devido, sobretudo, a correcções técnicas, com os fundos a realizarem mais-valias, estando vendedores de 6.000 lotes de milho e 8.000 lotes de soja.

Em relação à soja a descida foi considerável no mercado de Chicago, no entanto, a forte valorização do dólar face ao real fez com que os preços subissem no Brasil.

No mercado do Mar Negro de referir o bom andamento das sementeiras na Rússia, onde mais de 50% da área prevista já está cultivada. As sementeiras também estão em bom ritmo na Ucrânia.


24 setembro

Ligeira subida do preço dos cereais, devido às elevadas compras por parte dos operadores. Esta subida nos mercados europeus também é suportada pela baixa cotação do euro face ao dólar.

A colza teve uma certa recuperação, devido à recuperação do preço do petróleo.

Com as últimas chuvas no norte da Europa estão reunidas as condições para o início das sementeiras no norte da Europa.

Poucas variações no mercado americano, com uma tendência de subida, pressionada pelos fundos de investimento, que estiveram compradores de 7.000 lotes de trigo e 3.000 lotes de milho.

A soja também registou uma subida de preço, sobretudo, devido ao anúncio por parte do Departamento Agrícola dos Estados Unidos de uma nova venda para a China de 284.500 toneladas. Na passada segunda-feira já tinha sido anunciado uma venda de 240.000 toneladas.

No mercado do Mar Negro de registar a recuperação das exportações russas que estão a atingir o seu valor normal. As autoridades daquele país estão a estudar uma maneira para simplificar o cálculo da taxa aduaneira à exportação.


25 setembro

Descida de preços dos cereais nos mercados europeus, depois da publicação do relatório do International Grains Council (IGC), que reviu em alta os stocks mundiais de cereais.

Assim, no que diz respeito ao trigo, os stocks aumentaram 5 milhões de toneladas em relação ao mês passado, passando para 211 milhões de toneladas, contra 202 milhões de toneladas no ano passado. Também no milho os stocks passaram de 198 milhões de toneladas para 199 milhões de toneladas.

Bruxelas emitiu certificados à exportação de 501.835 de toneladas de trigo e de 113.000 toneladas para a cevada. As exportações de trigo continuam abaixo do ano passado.

No mercado americano estabilidade do preço do milho e descida do trigo, devido ao relatório do IGC, que levou a que os fundos estivessem vendedores de 1.500 lotes de milho e 4.000 lotes de trigo.

A soja subiu de preço, apoiada nos anúncios dos contractos de exportação que surgiram esta semana. Ontem foi anunciada mais uma venda de 313.000 toneladas com destino desconhecido.

No mercado do Mar Negro começou a colheita do milho na Ucrânia, com rendimentos por hectare abaixo do normal. O país vai seguramente ter menos milho este ano para oferecer no mercado mundial.


Fonte: Agroinfo

Comentários