publicado a: 2015-09-11

Análise semanal dos mercados - 8 a 11 setembro

8 setembro

O início de semana foi marcado por uma estabilidade no preço dos cereais, depois das fortes baixas da semana passada. A sustentabilidade veio em princípio da compra de 550.000 toneladas de trigo francês por parte da Argélia.

Os operadores estão a aguardar com expectativa o relatório mensal do Departamento Agrícola dos Estados Unidos do próximo dia 11.

O mercado americano esteve encerrado, devido a ser feriado nos Estados Unidos, Labor Day.

No mercado do Mar Negro aumenta a cadência das cargas, com a Rússia a exportar quantidades importantes de trigo, sobretudo com destino ao Egipto.


9 setembro

Situação calma nos mercados europeus, com uma certa estabilidade de preços.

Será hoje publicado o relatório do France Agrimer sobre a produção em França, que deve indicar dados muito elevados para a produção de trigo.

Com a descida do preço do trigo em França começa a haver maior apetência por este cereal para a alimentação animal que para o milho. Os preços baixos estão a motivar o interesse dos compradores.

A reabertura do mercado americano, depois do fim-de-semana prolongado, foi caracterizado por uma subida de preços de todos os produtos.

Esta situação deve-se à proximidade da saída do relatório do Departamento Agrícola dos Estados Unidos (11 de Setembro) e ao anúncio de uma ligeira degradação nas cultura de milho e soja.

A soja registou uma subida considerável, uma vez que existem receios que as condições atmosféricas em algumas regiões dos Estados Unidos podem vir a implicar alguma redução da produção. Os preços não atingiram, no entanto os 9 dólares por bushel.

No mercado do Mar Negro nada de relevante a assinalar.


10 setembro

Estabilidade de preços nos mercados europeus, sendo a sessão marcada pela publicação dos dados referentes a esta campanha pelo France Agrimer (produção de cereais em França).

Assim, a produção de trigo é estimada em 40,7 milhões de toneladas, para um stock de fim de campanha previsto de 5 milhões de toneladas. A cevada aumentou de produção, para 12,4 milhões de toneladas, com um stock de fim de campanha estimado em 1,6 milhões de toneladas. No milho é que as previsões são muito pessimistas, com uma produção de 13,26 milhões de toneladas, contra as 17,95 milhões do ano passado.

Em França os produtores de rações começam a se interessar mais pelo trigo que pelo milho.

No mercado americano não se registaram alterações, uma vez que todos os operadores estão na expectativa do relatório do Departamento Agrícola do Estados Unidos, que sairá amanhã.

No mercado do Mar Negro de referir que, devido às condições atmosféricas propícias já se iniciaram as sementeiras da colza e do trigo.


11 setembro

Nos mercados europeus registou-se muito pouco movimento, pois todos os operadores aguardam o relatório do Departamento Agrícola dos Estados Unidos, que sará publicado hoje, às 17 horas de Lisboa.

O volume de exportação europeia continua fraco, tendo esta semana sido passados certificados à exportação para 354.783 toneladas de trigo e de 128.325 toneladas de cevada. No caso da importação de milho só foram passados certificados para a importação de 21.367 toneladas.

Situação também de expectativa nos mercados americanos, o que levou a poucas transacções e uma estabilidade de preços. O milho teve uma ligeira subida, pois espera-se que seja anunciada uma ligeira diminuição de produtividade.

No mercado do Mar Negro nada de significativo a registar.


Fonte: Agroinfo

Comentários