publicado a: 2015-05-22

Análise semanal dos mercados - 18 a 22 de maio

18 maio

Poucas evoluções nos mercados europeus, devido ao fim-de-semana prolongado, uma vez que quinta-feira foi feriado, o que afastou muitos operadores do mercado na sexta-feira.

Pouca actividade à exportação, com os operadores a esperar pela nova colheita. As sementeiras de milho em França estão quase terminados e o seu estado é muito satisfatório.

Ligeiras descidas no mercado americano, sobretudo no trigo que corrige das fortes altas da semana.

Os fundos aproveitaram para realizar mais-valias e estiveram vendedores de 6.000 lotes de milho, 5.000 lotes de soja e 4.000 lotes de trigo.

A soja também teve uma descida de preço, fechando assim uma semana negativa. O mercado ainda está a digerir o relatório do Departamento Agrícola dos Estados Unidos da passada terça-feira, em que as previsões dos stocks foram muito elevada.

No mercado do Mar Negro o factor mais relevante foi o fim da taxa à exportação para o trigo que a Rússia tinha imposto em 1 de Fevereiro. Já corriam muitos rumores de que esta situação ia acontecer, pelo que o seu impacto deve ser amortecido. Mesmo assim vamos ter de imediato mais um milhão de toneladas de trigo no mercado mundial.

As autoridades russas anunciaram, no entanto, a intenção de colocar um novo mecanismo de controlo das exportações a partir de 1 de Julho, mas não especificaram qual.


19 maio

Forte alta do preço do trigo nos mercados europeus, arrastado pela mesma tendência em Chicago.

Os operadores estão muito preocupados com o aparecimento do El Niño e com possíveis consequências negativas para a produção de cereais. Estas notícias levam, contudo, a uma onda de especulação ao nível dos mercados.

No mercado americano forte subida do trigo, devido a um movimento especulativo. Neste momento, são as chuvas e o tempo frio nas grandes planícies americanas que levam a previsões de perda de produtividade.

A soja esteve estável sem grandes novidades para o mercado, estando as atenções concentradas na sementeira nos Estados Unidos.

Os fundos estiveram compradores de 6.000 lotes de trigo e de 4.000 lotes de milho.

No mercado do Mar Negro, de registar o fraco movimento de exportação da semana passada, com os operadores a aguardarem o fim da taxa russa à exportação de trigo.

Esta semana é previsível um aumento do movimento das exportações.


20 maio

Descida de preços nos mercados europeus, depois das grandes subidas de segunda-feira, sobretudo ao nível do trigo.

Aproveitando a subida dos preços apareceram muitos vendedores no mercado, o que levou a um aumento da oferta e consequente descida de preços.

O euro também está a perder terreno face ao dólar, o que beneficia as cotações europeias.

No mercado americano descida generalizada de todos os produtos, depois das subidas especulativas da sessão anterior.

Apesar dos especuladores continuarem a afirmar preocupações sobre a influência negativa das atuais condições atmosféricas nas grandes planícies americanas sobre a produção do trigo, o Departamento Agrícola dos Estados Unidos passou de 44% para 45% a área de trigo em boas ou muito boas condições.

Nova descida do preço da soja, apesar do anúncio da venda de mais 132.000 toneladas à China. O bom avanço das sementeiras nos Estados Unidos e as boas produções na América do Sul contribuem para esta situação.

No mercado do Mar Negro de registar as elevadas temperaturas que se fazem sentir, numa altura em que os trigos estão a espigar, o que pode trazer problemas de produtividade.


21 maio

Ligeira subida do preço do trigo nos mercados europeus, devido, por um lado à desvalorização do euro face ao dólar, por outro lado aos receios do lado americano sobre os efeitos que o El Niño possa vir a ter nas zonas produtoras de trigo.

O euro está sob forte pressão, devido à situação na Grécia.

No mercado americano ligeira subida do preço do trigo e descida do milho, devido, sobretudo, a movimentos especulativos dos fundos. Assim, estiveram compradores de 4.000 lotes de trigo e vendedores de 7.000 lotes de milho e de 5.000 lotes de soja.

A soja registou nova sessão de baixa em Chicago, tendo a sessão do mercado sido muito volátil e as maiores baixas se situaram ao nível dos contractos mais longos.

O factor que mais está a pesar nesta evolução de mercado é o elevado nível de stocks nos Estados Unidos. Por outro lado, as sementeiras nos Estados Unidos seguem a bom ritmo, sendo a área semeada significativamente superior à do igual período do ano passado.

No mercado do Mar Negro de salientar que na Ucrânia e na Rússia é cada vez mais a agricultura que pesa para o equilíbrio económico destes países.


22 maio

Forte subida do preço dos cereais nos mercados europeus, devido ao receio de perdas de produção do trigo nos Estados Unidos. Os operadores estão também muito receosos do efeito do El Niño.

Bruxelas emitiu esta semana certificados à exportação de 647.000 toneladas de trigo e de 356.000 toneladas de cevada e de 126.000 toneladas de milho e certificados à importação de 166.000 toneladas de milho.

A colza esteve praticamente estável.

No mercado americano subida do preço dos cereais, devido à preocupação que existe sobre a qualidade do trigo nos Estados Unidos, devido às chuvas intensas no Texas.

Esta situação motivou algum movimento especulativo por parte dos fundos, que estiveram compradores de 6.000 lotes de trigo e 10.000 lotes de milho, enquanto que na soja estiveram vendedores em 4.000 lotes.

A soja manteve a sua tendência de descida, uma vez que as condições climatéricas estão propícias ao bom avanço das sementeiras. Até dia 17 já estava semeada 45% da área prevista.

A descida da soja não foi mais acentuada, uma vez que as exportações da semana foram superiores ao previsto.

No mercado do Mar Negro os operadores estão receosos com o tempo seco na Rússia, que pode trazer uma queda significativa da produção de trigo.


Fonte: Agroinfo

Comentários