publicado a: 2015-05-11

Continuam a descer os preços mundiais dos produtos agrícolas

No relatório de Maio da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), pode constatar-se que os preços mundiais dos produtos agrícolas continuam a descer.

A FAO avalia a evolução dos preços através de um índice que tem em conta o preço dos cereais, da carne, dos produtos lácteos, das oleaginosas e do açúcar, nos mercados internacionais.

O índice em Abril foi de 171 pontos, ou seja, inferior ao mês de Março.

A FAO informa que apesar de a colheita mundial de cereais possa vir a ser, este ano, inferior aos anos passados, isso não deve influenciar muito o mercado, uma vez que os stocks mundiais são muito elevados. Assim sendo, a disponibilidade de comida que existe actualmente não virá a ser afectada.

Este ano, a FAO prevê uma produção mundial de cereais de 2509 mil milhões de toneladas. Vai, também, existir uma diminuição de procura de milho nos Estados Unidos (primeiro produtor mundial), devido ao abrandamento da produção de etanol. A produção de soja deve aumentar, assim como no próximo ano, para compensar o pedido crescente da produção de biodiesel.

Outro factor de peso vai ser a abolição das quotas leiteiras na União Europeia, que vai provocar alterações ao nível da produção, com consequências directas nos mercados.

No que diz respeito ao açúcar, a Índia, os Estados Unidos e a Austrália prevêem produzir mais e bastante acima das suas necessidades.


Fonte: Agroinfo

Comentários