publicado a: 2016-06-01

Revestimentos em Perenes no Oeste

A cobertura das entrelinhas de pomares e vinhas tem-se tornado prática comum nos últimos anos. Tem havido alguma resistência à sua utilização, associada a uma imagem de desleixo na cultura e ao medo da competição com a cultura por água e nutrientes. No entanto já se demonstrou que com uma adequada gestão do revestimento, as vantagens que este apresenta são várias:

  • Permite a utilização de máquinas em solos encharcados
  • Aumenta os teores de matéria orgânica
  • Melhora a mobilidade de diversos nutrientes, como é o caso do fósforo
  • Funciona como abrigo para os insectos auxiliares

Tendo como base esta temática, realizou-se no passado dia 13 de Maio de 2016 um Dia de Campo com o objetivo de mostrar a Técnicos Agrícolas e Agricultores da região Oeste, ensaios de revestimentos na entrelinha em Pomar e Vinha instalados em Novembro de 2015 nos concelhos do Cadaval, Torres Vedras e Alenquer, num total de 9 campos.

Estes ensaios destinam-se a avaliar quais as misturas de sementes mais adequadas a utilizar na zona Oeste no futuro, em função das características dos solos, do clima e de outros aspetos, com o objetivo que se pretende atingir em função da cultura instalada.

O Dia de Campo iniciou-se com uma apresentação em sala, na Sede da Associação dos Produtores Agrícolas da Sobrena (APAS), por parte das entidades organizadoras - AgriPro e Fertiprado, com o objetivo de contextualizar a implantação e conceção técnica dos ensaios realizados e demonstrar quais as vantagens de semear revestimentos em culturas perenes.

De seguida os participantes tiveram oportunidade de visitar dois ensaios instalados em Pomar, ainda de manhã. Após um almoço convívio, visitaram-se dois ensaios em Vinha. Estas visitas permitiram observar o estado geral dos campos, o que gerou um interessante debate entre os participantes e os Técnicos da Fertiprado e AgriPro. Deste modo foi possível constatar no terreno as diferenças de desenvolvimento entre os vários campos, as diferenças entre as misturas utilizadas (em termos de composição florística), específicas para cada situação. Num ano chuvoso como o de 2016, a importância da existência dos revestimentos observa-se sobretudo na facilidade de entrada de tratores e pulverizadores nas parcelas, em oposição a outros campos que, sem terem revestimento na entrelinha, impossibilitaram a entrada de máquinas para efetuar os tratamentos fitossanitários.

Foi ainda destacada a importância da utilização de um semeador adequado para este tipo de sementes/misturas, tendo a Agriloja do Cadaval / AgriPro adquirido um semeador, que irá utilizar na próxima campanha de sementeiras de revestimentos e que alugará a todos os interessados.

No final, todos os presentes consideraram esta ação de extrema importância para o desenvolvimento técnico e ecológico da agricultura na zona Oeste, em dois dos setores dominantes nesta região.

Este Dia de Campo foi organizado pelo Canal Profissional (AgriPro) em parceria com a Fertiprado e com o apoio da APAS.


Uma notícia


Comentários