publicado a: 2016-11-16

Cultivar alfaces no fundo do mar? Sim, já é possível

Imagem: Nemo's Garden

O objetivo do projeto é criar um sistema alternativo de agricultura, especialmente dedicado às áreas onde as condições ambientais, económicas ou morfológicas fazem com que o crescimento das plantas seja extremamente difícil. O Nemo's Garden visa criar um sistema que utiliza recursos naturais já disponíveis, nomeadamente os oceanos.

O Nemo's Garden é constituido por cápsulas biosféricas de plástico ancoradas ao fundo do mar. O estudo realizado nestes vegetais de ambiente marítimo revela que não existem diferenças entre estes vegetais e os plantados na terra.

O projeto Nemo's Garden pode ser descrito com três palavras-chave:

Eco-friendly: a exploração subaquática determina uma interação mínima, ou nenhuma interação com o ambiente aquático e ecossistemas relacionados, excepção feita por uma espécie de abrigo.

Auto-sustentável: a agricultura subaquática representa uma solução alternativa aos métodos existentes. O uso de energias renováveis, a poupança de recursos, a criação de água doce e sua possível reutilização tornam o Nemo's Garden um sistema auto-sustentável. De facto, uma vez ativado o sistema de cultura utilizando água fresca obtida por dessalinização da água do mar, continua a sustentar-se sem qualquer apoio externo.

Ecológico: Não é causada nenhuma poluição e nenhum dano na água do mar. Dentro de cada exploração subaquática é desenvolvido um ecossistema eficiente, composto por partes que interagem dinâmicamente incluindo organismos (plantas) e componentes não-vivos do seu ambiente. São estabelecidos processos de vida, interações, movimentos de materiais e energia através de comunidades vivas, biodiversidade no contexto do ambiente marinho.


Mais informação no site do projeto


Comentários