publicado a: 2016-09-20

Investigadores criam material bioplástico a partir de soro de leite

Um grupo de investigadores europeus criou um novo material bioplástico a partir do soro de leite que pretende aproveitar os excedentes da indústria de produção de queijos, para assim, criar embalagens ambientalmente responsáveis. Batizado de Wheypack, o projeto obtém o novo material bioplástico através de um processo fermentativo do soro do leite que dá origem ao Polihidroxibutirato (PHB), o novo material.

No site oficial do projeto, os responsáveis explicam que o objetivo é dar resposta a uma das maiores preocupações do setor do leite: aproveitar os excedentes de soro que derivação da produção de queijo, promovendo uma economia circular que possa vir a beneficiar a indústria.

De acordo com os investigadores, este novo biomaterial tem também o potencial de vir a substituir o plástico tradicional nas embalagens de produtos lácteos, aquele que é o objetivo último da iniciativa.

O projeto terá uma duração de dois anos e será financiado pelo programa LIFE, estando a ser coordenado em conjunto pela empresa Central Quesera Montesinos, pelo centro tecnológico AINIA e pelo centro tecnológico AIMPLAS, de Espanha, e pela empresa de embalagens nacional Embalnor.

O projeto pode ser conhecido em detalhe AQUI


Fonte: Vida Rural

Comentários