publicado a: 2015-09-17

Nanotecnologia - conheça o plástico para comer

Película desenvolvida por cientistas permite que alimentos tenham uma vida útil mais longa e pode ser ingerida por seres humanos

Tecnologias de ponta aplicadas ao agronegócio já geraram inúmeras invenções que beneficiam o consumidor final. Neste ano, uma das maiores descobertas anunciadas no Brasil foi a criação de uma película de "plástico" que pode ser ingerida pelos seres humanos.

A descoberta foi de investigadores da Rede de Nanotecnologia Aplicada ao Agronegócio (AgroNano), da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). Foi desenvolvido um produto comestível produzido a partir de alimentos como o espinafre, mamão, goiaba e tomate.

As características desta película - resistência, textura, capacidade de proteção – são parecidas com as da película aderente convencional. De acordo com Luiz Henrique Capparelli Mattoso e José Manoel Marconcini, coordenadores da investigação, as matérias-primas usadas passaram pelo processo de liofilização, um tipo de desidratação em que, após o congelamento do alimento, toda a água contida é transformada de sólido diretamente em gasoso, sem passar pela fase líquida.

O resultado é um alimento completamente desidratado, mas com propriedades nutritivas. O processo, segundo os autores, pode ser feito com frutas, verduras, legumes e até alguns temperos.

Na Embrapa, o plástico ainda teve adicionado à sua fórmula a quitosana, um polissacarídeo presente na carapaça de caranguejos com propriedades bactericidas o que, segundo os investigadores, aumenta o tempo de prateleira dos alimentos.


Fonte: Revista Globo Rural

Comentários