publicado a: 2018-10-18

Gafa e Olho de Pavão - Oliveira

As condições climatéricas que se têm sentido nos últimos dias, especialmente a chuva, são propícias aos ataques de gafa nos frutos, assim como de olho de pavão.


GAFA

Sintomas

Fruto – manchas deprimidas arredondadas e acastanhadas, com aspecto oleoso, que se vão alastrando. A azeitona fica desidratada (engelhada) e acaba por cair. Destruição total ou parcial da polpa, folhas e ramos – desfoliação e morte apical dos ramos, enfraquecimento geral das árvores.


Prejuízos

Diminuição da produção e redução da produção do ano seguinte. Diminuição da qualidade do azeite devido a uma maior acidez e mau sabor conferidos pelos frutos atacados.


OLHO DE PAVÃO

Sintomas

Folhas - na página superior aparecem manchas castanhas e verdes, com um tom amarelado na sua periferia, concêntricas e de tamanho variável.


Prejuízos

Enfraquecimento da árvore com queda de folhas e impedindo a diferenciação floral.


Imagens e informações: Syngenta

Em ambos os casos deve-se realizar uma poda que promova o arejamento e também é recomendado um tratamento à base de cobre.

Para encontrar os produtos homologados para o tratamento, aceda à área de produtos fitofarmacêuticos do agrozapp e digite "gafa" ou "olho de pavão" no campo de pesquisa. Pode ainda ajustar a pesquisa utilizando os filtros de pesquisa (à esquerda) selecionando, por exemplo, se se trata de produção biológica, o intervalo de segurança ou o fabricante.


Comentários