Opinião

Novas Vidas de Verde Primavera

​Uma das minhas fases favoritas da vinha começa agora, quando os olhos em cada videira começam a libertar as suas folhas definindo em cada vinha as linhas com contrastes de cor que exaltam a “vida”...e que cor...eu chamo-lhe Verde Primavera...

Fora do alcance das crianças

Um dia, depois da morte de um agricultor sem filhos nem mulher, os sobrinhos foram a casa dele para fazer as partilhas dos poucos bens que tinham ficado para herança. Debaixo da cama, encontraram os mais preciosos: dinheiro, roupa de cerimónia e

Trocas de sementes

Q​uando me convidaram para colaborar com esta publicação, perguntei que temas gostariam de ver focados para começar e a resposta foi: trocas de sementes e composto. A escolha do tema para as primeiras colaborações não podia ter sido melhor.

O tratorista

​Nos cursos de aplicação de produtos fitofarmacêuticos era tradição que uma das sessões práticas (onde se fazia a calibração do pulverizador, por exemplo) fosse feita na exploração de um dos formandos.

A máscara modificada: uma história sobre EPI

Ao longo dos anos que trabalhei como formador e consultor na área da aplicação de produtos fitofarmacêuticos encontrei pessoas e histórias que me ensinaram que a aplicação prática das regras nem sempre é igual à sua teoria.

Matemática

"A minha geração de agrónomos (e muitas outras) foi educada num profundo terror pela “Disciplina do Pavilhão dos P's”."

Nova vida, vinha nova

Hoje temos a participação especial da Eng.ª Sara Ramalho que nos fala da sua experiência e do seu novo projeto em vinha.

Recomendamos