publicado a: 2019-11-26

Infeções provocadas por fungos em árvores de fruto de folha caduca

As infeções provocadas por fungos em árvores de fruto de folha caduca (como as pomóideas e prunóideas) são muitas vezes facilitadas por portas de entrada na planta. Estas podem ser feridas naturais na planta, provocadas por processos fisiológicos habituais, como é o caso do abrolhamento dos gomos, quedas das pétalas ou, tal como acontece por estes dias, queda das folhas.

Para reduzir o risco, é recomendado por muitos autores, a aplicação foliar de uma solução de 3 a 5 % de ureia, durante a primeira fase da queda das folhas, o que deverá acelerar o processo de decomposição das folhas e também reduzir o inóculo de fungos para a Primavera seguinte. Numa fase mais adiantada da queda das folhas o processo deverá ser reforçado com aplicação de produto à base de cobre.

Procure pelos produtos indicados no Agrozapp. Aceda à área de adubos/fertilizantes e digite "ureia" no campo de pesquisa e escolha "foliar" no filtro de pesquisa à esquerda. Para a fase mais adiantada, entre na área de produtos fitofarmacêuticos e digite "cobre", filtre depois a sua pesquisa pela cultura. Pode ainda ajustar a pesquisa utilizando outros filtros (à esquerda), selecionando por exemplo se se trata de produção biológica, o intervalo de segurança e/ou o fabricante.

Comentários