publicado a: 2022-11-08

O que fazer com os restos de calda?

Introdução

O impacte ambiental da aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos (PF's) é uma questão que cria muita pressão sobre a imagem da agricultura. Uma produção que se assuma sustentável aceitou a integração em Sistemas de Certificação que exigem uma análise de risco de todo o processo.

Se o fizermos em todos os pontos de risco para o ambiente, encontramos facilmente locais onde os PF's constituem um risco difuso (aplicação) ou um risco concentrado (transporte e armazemanento, preparação da calda e enchimento, lavagem de equipamento e gestão de restos de calda, embalagens vazias).

É muito importante lembrar que após um dia de aplicação de PF's é fundamental lavar o Equipamento de Aplicação para reduzir a corrosão dos materiais e futuras contaminações cruzadas entre aplicações e culturas.

Soluções tradicionais

Para resolver a questão dos restos de calda e água de lavagem, foi durante muito recomendada a sua aplicação em zonas não cultivadas. Esta não é a mais adequada, pois dispersa-se o problema, sem fazer o que será mais adequado, isolar os efluentes do meio ambiente para reduzir a contaminação.

Sendo assim, e nas explorações às quais foi exigido a presença (e utilização) de sistema de retenção de restos de calda, foram, na maior parte dos casos, construídos sistemas com bacia de retenção e depósito e capacidade mínima. Nestes casos é impermeabilizada uma área de solo, de maneira a que os restos de calda ou lavagem escorram para um depósito localizado na proximidade.

Solução Syngenta

O sistema Heliosec desenvolvido pela Syngenta, baseia-se nas soluções mais básicas com bacia de retenção e depósito. Este sistema baseia-se na recolha dos restos de calda dos tratamentos fitofarmacêuticos e das águas provenientes da lavagem dos depósitos dos pulverizadores, resíduos que são armazenados no depósito do Heliosec, evaporando-se por ação da luz solar e do vento. Depois de evaporada a água, o resíduo seco sobrante é recolhido no final da campanha agrícola por uma empresa licenciada em gestão de resíduos.

Mais informações em:[https://www.syngenta.pt/heliosec](https://www.syngenta.pt/heliosec)

Comentários