Técnicos

Fungos em pomóideas e prunóideas

​Tal como as pragas, os fungos causadores de doenças nas árvores de fruto desenvolveram estratégias para sobreviver ao período de repouso vegetativo (é também o mais desfavorável para os próprios fungos).

Gestão de infestantes da vinha

​Quando nos deparamos com um cenário idêntico ao da foto, é sinal que algo falhou no controlo das infestantes da vinha. Para evitar que tal aconteça é necessário fazer um bom planeamento da intervenção e eleger o meio de controlo mais adequado.

O controlo de infestantes na cultura dos citrinos (parte 1)

No controlo de infestantes desta cultura devemos ter sempre em conta alguns aspetos: - Não devem ser feitas em simultâneas culturas de outras espécies que possam afetar o controlo de infestantes (Ex. Hortícolas). - As parcelas devem ter drenagem

Agricultura, dados e objectos

Depois de termos falado sobre como podem variar no tempo e no espaço, é importante referir que as coisas, os objectos podem ser vistos a várias dimensões.

Agricultura, dados e espaço (continuação)

Tal como variam no tempo, os dados agrícolas variam no espaço. Falamos tanto de dados ambientais (dados meteorológicos, textura do solo), não controlados pelo homem, mas também de dados que resultam da acção do agricultor

Proteger a vinha das doenças do lenho

A poda é uma operação fundamental na gestão da cultura da vinha. Quando bem executada, a poda promove boa orientação na ocupação do espaço, a preservação do vigor e longevidade das cepas, e contribui para uma produção regular e de qualidade.

Recomendamos