Na citricultura Algarvia existem algumas variedades que tradicionalmente são mais suscetíveis de cair quando atingem o seu processo de maturação. Neste momento em algumas delas podemos intervir para atenuar o mesmo.
Esta é uma fase do ano em que quase todos os pomares de citrinos na região do Algarve se encontram invadidos por este inimigo. Esta é uma espécie bastante fitófaga que se alimenta de mais de 90 espécies de plantas.
Devido a um acidente que atingiu um pivot de rega, o produtor viu-se obrigado a atrasar a sementeira de um campo de milho. De forma a aproveitar este infortúnio vai testar o que se vai acontecer com esta data de sementeira tão tardia, em comparação com a
Na atualidade o mercado global de citrinos encontra-se a um nível bastante preocupante. A invasão da Ucrânia por parte dos “vizinhos” russos levou a que países como Egipto e a África do Sul; que perderam esses mercados, tenham colocado a sua
Com a subida das temperaturas começa a aparecer esta praga que, pode ser importante em alguns casos da citricultura. É um microlepidóptero que ataca os rebentos mais jovens dos citrinos.
Neste momento não há praga que preocupe mais os citricultores no Algarve, que a mosca do mediterrâneo - Ceratitis capitata (Fig. 1). Esta praga tem mais de 250 hospedeiros, sendo preferenciais os citrinos e outras fruteiras.