Jornadas Técnicas "O medronheiro e o medronho"

De: 2019-05-17
até: 2019-05-17

O medronheiro e o medronho são dos recursos mais relevantes do interior serrano no Algarve. As Jornadas Técnicas sobre "O medronheiro e o medronho", realizam-se dia 17 de maio, sexta-feira, na Associação Amigos da Cortelha.

Aprofundar o conhecimento sobre as suas qualidades, sobre o que já se produz e se pode vir a produzir com este recurso, a partir da planta e do seu fruto, é o objetivo deste encontro, em que procuraremos reunir produtores, transformadores e potenciais promotores, com técnicos e investigadores.

Inscrições até dia 15 de maio: telef-289 400 829 ou gae@cm-loule.pt

Programa Previsto:

14h45 - Instalação e gestão de pomares de medronheiro: mobilização do solo, seleção das plantas, exposição solar, consociação com outras plantas, contributo ambiental e financiamentos.

DRAPALG - Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve

ICNF - Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas

15h30 - O medronheiro e o medronho, características e usos: propriedades, folhas, fruto fresco ou desidratado, doces, aguardentes e licores, outros produtos.

Ludovina Galego – Universidade do Algarve

Adriana Guerreiro – Universidade do Algarve

16h15 - A legalização/licenciamento para a produção: condições e procedimentos para a produção de chás, doces, aguardentes e licores, outros produtos com incorporação de medronho.

Gabinete de apoio à Atividade Económica e ao Empreendedorismo – Município de Loulé

17h00 – Pausa, café com medronho

17h15 - A comercialização: embalagem, venda ao consumidor final, venda para revenda, vendas on-line, exportação – a experiência da Quinta do Freixo. Luis Cabral e Silva - Quinta do Freixo

18h00 – Debate - problemas e desafios na produção e transformação: mão-de-obra para a apanha do fruto, imposto sobre o álcool e respetivos procedimentos, qualidade e certificação.

19h00 – Conclusões e encerramento, seguido de lanche

Pedro Pimpão – Vice-Presidente da Câmara Municipal de Loulé

Pedro Valadas Monteiro – Diretor Regional da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve

Comentários