publicado a: 2018-12-10

Avisos Agrícolas - Estação de Avisos do Douro

Circular 12/2018 da Estação de Avisos do Douro

VIDEIRA - Flavescência dourada

Alertam-se todos os senhores viticultores de que foram oficialmente confirmados dois focos de Flavescência dourada na freguesia de Vilar de Maçada, concelho de Alijó.

Face à perigosidade da doença e à sua capacidade de dispersão é urgente que os Srs. viticultores cumpram as seguintes medidas:

1) não colher varas (”semente”) por sua iniciativa para realizarem enxertias;

2) não produzir bacelos para utilização própria. O porta-enxerto, apesar de não manifestar sintomas, pode ser portador da doença e dispersar a Flavescência dourada;

3) Nas retanchas ou novas plantações apenas utilizar plantas de viveiro (bacelos, enxertos prontos) e varas certificadas, isto é, adquirir plantas devidamente acompanhadas por etiquetas de certificação; As etiquetas comprovam que o material foi controlado e certificado pelos serviços oficiais responsáveis. A etiqueta de certificação garante, para além do cumprimento de outros requisitos, a isenção da doença da Flavescência dourada.

4) Garantir a realização dos tratamentos inseticidas obrigatórios dirigidos ao inseto vetor da doença - cigarrinha da flavescência dourada (Scaphoideus titanus), de acordo com as datas e produtos preconizados pelas circulares de Avisos do Douro, mantendo os registos em caderno de campo. Alertamos que a freguesia de Vilar de Maçada está sujeita (por Despachos publicados anualmente em diário da república) a tratamentos inseticidas obrigatórios desde 2016. Se estes não forem realizados sistematicamente por todos os proprietários de plantas de videira, não é possível o controlo da doença e, consequentemente, estão a contribuir para a dispersão da Flavescência dourada. No concelho de Alijó estão igualmente obrigadas a tratamentos as freguesias de Sanfins do Douro, União das Freguesias de Carlão e Amieiro e Vila Chã. E irá ser incluída a partir de 2019 a freguesia de Alijó.

5) Se tiverem suspeitas de possuírem plantas contaminadas com a doença ou com sintomas (maus atempamentos das varas, enrolamento das folhas, cachos secos, ramos pendentes, …), devem de imediato contactar os serviços regionais de agricultura da DRAPN.

Para consultar a informação da circular aceda AQUI

Para encontrar produtos homologados, aceda à área de produtos do agrozapp e no campo de pesquisa, digite o nome da doença (ex: flavescência) e o nome da cultura (ex: videira).


Comentários