publicado a: 2020-01-24

CAP no Mondego para avaliar consequências das cheias

Os Conselhos Consultivos Regionais da CAP, que acontecem anualmente e percorrem todo o País, iniciam-se esta sexta-feira, em Montemor-o-Velho. Ponto de situação do PDR2020 e das negociações da nova PAC fazem parte da ordem de trabalhos destes encontros.

A Direção da CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal inicia esta sexta-feira, dia 24 de janeiro, mais um périplo pelo País para dialogar com as suas estruturas regionais, partilhar as linhas-mestras da sua atuação e auscultar os anseios e expetativas daqueles organismos descentralizados. Este ciclo de Conselhos Consultivos Regionais, que acontece no início de cada ano, arranca simbolicamente em Montemor-o-Velho, região fortemente afetada pelas cheias do rio Mondego, em dezembro passado. As consequências do alagamento das terras agrícolas, que paralisou grande parte do setor agrícola na região Centro e infligiu pesados danos aos produtores, serão um dos temas em análise na reunião desta sexta-feira, que contará com a presença do Presidente da CAP, Eduardo Oliveira e Sousa, e do Secretário-Geral, Luís Mira. O encontro incluirá ainda uma visita ao Regadio do Mondego.

Depois deste Conselho com as Organizações do Centro, seguem-se reuniões, ainda este mês, com os dirigentes associativos das regiões de Trás-os-Montes (dia 30) e Douro/Minho (dia 31). Os Concelhos Consultivos Regionais relativos ao Ribatejo, Oeste, Alto Alentejo e Baixo Alentejo prosseguirão em fevereiro.

Em cima da mesa, estarão temas de âmbito regional, mas também questões nacionais transversais, incluindo o ponto de situação da execução do PDR2020. Estes Conselhos permitirão ainda à estrutura nacional da CAP transmitir informações sobre a reforma da Política Agrícola Comum (PAC) 2020, cujas negociações decorrem em Bruxelas, onde a Confederação tem uma Delegação Permanente a acompanhar os trabalhos. O Orçamento do Estado para este ano, com votação final global agendada para o próximo dia 6 de fevereiro, também estará em análise, nomeadamente as medidas que dizem respeito ao setor agrícola e florestal.

Eduardo Oliveira e Sousa, Presidente da CAP, afirma: “Estes Conselhos Consultivos Regionais, para além de servirem de ponto de contacto e de aproximação entre estruturas, são muito importantes para medirmos o pulso ao setor agrícola e florestal, para aprofundarmos no terreno o conhecimento sobre as reais preocupações e dificuldades dos produtores e empresários – que, na maioria das vezes, desenvolvem a sua atividade em territórios distantes dos centros de decisão. É uma oportunidade para definirmos metas de trabalho e percebermos quais são os desafios que se perfilam para o futuro.”

O Presidente da CAP acrescenta ainda: “Portugal está a um ano de assumir a Presidência da União Europeia. Dentro de pouco tempo, o Governo definirá quais serão as linhas condutoras do seu mandato. Consideramos que a Agricultura e os Agricultores, pelo papel que desempenham na coesão territorial, no ordenamento do território e desenvolvimento regional, na preservação dos ecossistemas e no combate às alterações climáticos – eixos fundamentais da política europeia –, devem ser tidos em conta na estratégia definida. Por isso, estes Conselhos Consultivos Regionais servirão também para consolidarmos aquele que é o sentir do mundo rural, das suas necessidades e expetativas face ao contexto que vivemos e ao ano que agora começa, e transmiti-lo oportunamente ao Governo e às demais instituições.s.

O Conselho Consultivo Regional do Centro reúne esta sexta-feira a partir das 10 horas, no restaurante Patinhos Eventos, em Ladeira dos Caiados, na estrada 111 entre Montemor-o-Velho e Coimbra. No dia 30, na região de Trás-os-Montes, o encontro decorrerá na Câmara Municipal de Lamego, também a partir daas 10 horas.

Comentários