publicado a: 2018-10-23

INE - Síntese das Previsões Agrícolas

As previsões agrícolas, em 30 de setembro, apontam para a mais baixa produção de tomate para a indústria dos últimos quatro anos (1 240 mil toneladas), em resultado da diminuição em 26% da área instalada, mas com níveis de qualidade muito superiores aos alcançados na campanha anterior.

Também na batata de regadio se regista uma menor produção (-15%, face a 2017), compensada por preços no produtor mais elevados e maior facilidade de armazenamento e escoamento da produção.

No milho e no arroz observaram-se respostas positivas às temperaturas e níveis de insolação elevados.

Nas fruteiras, observam-se diminuições na produção de maçã (-15%) e de pera (-20%), com muita fruta a não atingir os padrões mínimos de comercialização após os estragos provocados pelas ondas de calor de agosto.

No kiwi, apesar da heterogeneidade observada nos pomares e dos atrasos significativos na maturação, prevê-se uma boa campanha, com uma produtividade 20% acima da média do último quinquénio.

Nos frutos de casca rija, os novos amendoais compensaram parcialmente a baixa produção apresentada pelos pomares mais antigos, prevendo-se uma produção global de 14 mil toneladas.

Quanto à castanha, as previsões apontam para um aumento de 10% face a 2017.

Na vinha, e com as vindimas muito atrasadas, estima-se uma redução de 15% na produção de uva para vinho, tendo as condições meteorológicas de agosto, nomeadamente as ondas de calor, sido determinantes para este resultado.

Em agosto de 2018, as variações mais significativas em módulo no índice de preços de produtos agrícolas no produtor foram observadas na batata (+106,5%), frutos (+31,5%), ovinos e caprinos (+11,7%), azeite a granel (-28,2%), suínos (-11,2%) e ovos (-8,0%). Em comparação com o mês anterior, as variações de maior amplitude ocorreram nos frutos (+14,5%), batata (+11,9%), plantas e flores (+10,5%) e hortícolas frescos (-17,6%).

Comentários