publicado a: 2020-01-14

OLIVUM mostra práticas sustentáveis do olival moderno

Presidente da Quercus visita exploração de Olival no Alentejo

A OLIVUM – Associação de Olivicultores do Sul, iniciou contactos com vários stakeholders de forma a promover encontros e visitas de campo com o objetivo de mostrar as práticas sustentáveis e de defesa do ambiente no olival moderno, seja em copa seja em sebe.

A OLIVUM pretende, numa postura de abertura e transparência, convidar decisores políticos, organizações setoriais e jornalistas a visitarem as áreas de cultura do olival moderno e de precisão que tem mobilizado os olivicultores, nos últimos anos, no sentido da sustentabilidade, biodiversidade, uso eficiente da água e reduzida utilização de fitofármacos sem pôr em causa a qualidade do produto e a sua produtividade.

No dia 9 de Janeiro, o presidente da Quercus, Paulo do Carmo, visitou a Herdade Maria da Guarda, de João Cortez de Lobão, associado da Olivum, onde teve a oportunidade de observar presencialmente exemplos de sustentabilidade ambiental e social.

“É desta forma que pretendemos agir, a dialogar e a ouvir todos os argumentos, mostrando, ao mesmo tempo, aquilo que fazemos e como fazemos”, refere Gonçalo Almeida Simões, diretor executivo da OLIVUM.

O estudo “Alentejo: A Liderar a Olivicultura Moderna Internacional”, apresentado pela OLIVUM em novembro, permitiu já confirmar os benefícios económicos e ambientais do olival moderno. Contudo, a OLIVUM considera importantes e didáticas estas visitas ao olival moderno porque permitem a observação ao vivo da agricultura de precisão que é utilizada e ouvir aqueles que trabalham no campo, permitindo a recolha de informação fidedigna e, dessa forma, chegar a conclusões mais fundamentadas.

A OLIVUM acredita que é dialogando e acima de tudo, mostrando o que faz, que se poderá continuar neste caminho de sustentabilidade, rentabilidade e de modernização onde todos podem sair beneficiados. Para concretizar este objectivo, a OLIVUM vai continuar a convidar e a levar ao terreno todos os interessados neste sector e no seu futuro.

Comentários