publicado a: 2020-01-30

Syngenta apresenta sustentabilidade no portfólio de sementes hortícolas na Fruit Logistica 2020

As dietas à base de frutas e hortícolas podem ter um papel importante na redução das emissões de carbono. Para conseguir uma mudança significativa e sustentável, a indústria obtentora de sementes deverá continuar a investir na melhoria do seu Desenvolvimento para gerar valor em toda a cadeia agroalimentar e apresentar inovações cada vez mais atrativas aos consumidores atuais.

A equipa de sementes hortícolas da Syngenta estará novamente presente na Fruit Logistica (Berlim, 5-7 de Fevereiro). A empresa apresentará o seu portfólio de variedades, com o objetivo de apresentar soluções sustentáveis e de qualidade para toda a cadeia de valor.

Entre as novidades em exposição vai estar a completa gama de variedades de pimento, aptas para produção em todas as épocas do ano, com um vasto leque de resistências a doenças, e adequadas para todo o tipo de agriculturas, convencional ou biológica. A mini-melancia sem sementes será uma das inovações em destaque este ano, um novo conceito de tamanho de fruto adaptado ao consumidor atual que quer contribuir para a redução do desperdício alimentar.

«A Syngenta anunciou recentemente o seu compromisso de investir mil milhões de dólares em inovação, destinada especificamente a contribuir para uma mudança significativa na sustentabilidade da agricultura», afirma Arend Schot, Diretor da Unidade de Sementes de Hortícolas da Syngenta para a Europa.

Os principais objetivos deste investimento em sustentabilidade agrícola anunciada pela Syngenta são:

  • Aumentar a qualidade e o valor nutritivo dos alimentos
  • Melhorar a resistência e adaptação às alterações climáticas
  • Reduzir o uso de fitofármacos
  • Reduzir tarefas de campo na produção das culturas
  • Contribuir para a redução do desperdício dos alimentos

Arend Schot cita como exemplos de inovações da Syngenta: o novo brócolo multiflorete “Easy-Broq” e as variedades de tomate cherry pera, que contribuem para reduzir significativamente a perda de alimentos em cada ponto da cadeia de valor.

Serão apresentadas novas variedades de couve “Champion”, que demonstraram grande resistência aos efeitos das alterações climáticas, e em particular às principais doenças, o que permite obter maior produtividade e de melhor qualidade.

«Dedicar um maior esforço à procura de traços genéticos concretos e a tecnologias de produção que tornem as culturas mais sustentáveis, ajudará os agricultores a contribuir para uma melhor preservação do solo, a proteger os recursos naturais e a aumentar as boas práticas agrícolas mais adequadas ao clima atual, algo que também preocupa os consumidores», acrescenta Arend Schot.

Salão “Future Labs”: «Abrindo a porta ao futuro da produção de plantas»

Os visitantes da Fruit Logistica terão a oportunidade de assistir à apresentação: «Abrindo a porta ao futuro da produção de plantas», celebrada na International Seeds Federation (Future Labs Hall 27, quarta-feira, 5 de Fev., 14h00). Alexandra Brand, Diretora de Sustentabilidade da Syngenta, integrará um painel de especialistas do setor para explorar os benefícios que as novas tecnologias poderão oferecer aos consumidores e aos retalhistas.

«As inovações atuais na produção de frutas e hortícolas oferecem uma solução importante face ao desafio global de construir sistemas alimentares sustentáveis face às consequências das alterações climáticas e com o desafio de cumprir com a crescente procura de qualidade e de alimentos saudáveis e nutritivos pelos consumidores», afirma Alexandra Brand. «Queremos estabelecer um diálogo positivo e mostrar à sociedade como estas inovações contribuem para a sustentabilidade da cadeia de valor agroalimentar e para os próprios consumidores».

Prémio à inovação

O inovador tomate YOOM™ da Syngenta, tomate cereja de cor púrpura, foi nomeado para o prestigiado Fruit Logistica Innovation Award (FLIA). Estes prémios galardoam as inovações que se destacam pelo seu contributo para a cadeia de abastecimento de frutas e hortícolas, desde a produção ao ponto de venda.

Jeremie Chabanis, Chefe da Cadeia de Valor para a Europa, afirma: «YOOM™ demonstrou que é uma variedade verdadeiramente excecional pelo seu sabor único e teor nutritivo, combinados com a atrativa cor púrpura da sua pele. Já é um sucesso entre os produtores e garante uma grande experiência de sabor aos consumidores».

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