publicado a: 2016-06-09

5 passos para arrefecer o planeta e alimentar as pessoas

Qual é a relação entre o sistema alimentar e as alterações climáticas? Sabia que quase metade dos gases de efeito estufa são produzidos pelo sistema agro-industrial de produção de alimentos?

A produção agroindustrial de alimentos está a ter um impacto negativo na Terra principalmente de 6 formas diferentes:

O desmatamento de bosques e florestas antigas - a agricultura industrial monopoliza as terras férteis, pois as florestas estão a ser desmatadas e substituídas por monoculturas.


[ A agricultura industrial é responsável por até 90% do desmatamento em todo o mundo. ]


O impacto do desflorestação contribui negativamente, tanto para o meio ambiente como para os habitantes de áreas desmatadas.

Produção agroindustrial - a agricultura industrial requer uma grande quantidade de máquinas para sistematizar a produção em massa de alimentos. Estas máquinas funcionam a partir de combustíveis fósseis. Além disso, a produção agroindustrial requer grandes quantidades de fertilizantes e pesticidas sintéticos. A sua utilização liberta gases para a atmosfera que contribuem para o efeito de estufa. Como se isso não fosse suficiente, devemos acrescentar o impacto ambiental da produção pecuária intensiva.

Transporte de alimentos - hoje em dia muitos dos produtos que podem ser encontrados em qualquer supermercado podem ser produzidos do outro lado do mundo. Estes têm uma pegada ecológica que não nos podemos permitir. Comer alimentos locais e biológicos é o melhor para a saúde e para o ambiente.

Processamento e embalagens industriais - para transformar muitos dos alimentos produzidos em massa, a indústria emite para a atmosfera mais gases de efeito estufa.

Refrigeração - para manter convenientemente muitos destes produtos processados é essencial refrigerar até que o consumidor os compre.

Desperdícios alimentares - o sistema alimentar industrial desperdiça quase metade dos alimentos que produz. Assim, não só se polui com a produção de monoculturas, o uso de fertilizantes e pesticidas sintéticos, transporte, processamento, embalagem e refrigeração, mas também se devem contabilizar os gases que estes resíduos alimentares produzem.

Então, o que podemos fazer-nos solucionar este problema?

A solução passa pela a soberania alimentar através da capacitação de pequenos agricultores biológicos e consumidores informados e responsáveis.


Fonte: EcoAgricultor

Comentários